Ter libido altíssima na gestação, como Thaila Ayala, é comum? Entenda como muda o desejo sexual

No podcast “Mil e Uma Tretas”, Thaila Ayala recentemente falou sobre sua libido ter aumentado muito durante a gravidez de Francisco, que foi promovido a irmão mais velho recentemente. Ela está à espera de Tereza – ambos são frutos do casamento com Renato Góes.

Gravidez de Thaila Ayala

Apresentado por Thaila e Julia Faria, o recente episódio do podcast recebeu Bela Gil e Maria Ribeiro. Enquanto Maria comentou que sexo na gravidez não foi algo satisfatório para ela, Thaila tomou a palavra para dizer que sentiu o oposto durante a gestação de Francisco – independente de não ter estado tão bem consigo mesma no período.

https://www.instagram.com/p/ChihPvrO5qK/

“Tinha zero um lugar de ‘gata’, de poder. Pelo contrário: tive depressão na minha gravidez. Mas teve uma coisa que foi louca, que foi a tal da testosterona. Por mim, eu transava o dia inteiro. Se meu marido estivesse disponível ali…”, recordou ela.

Desejo sexual durante a gravidez

https://www.instagram.com/p/Cjfw3-qunk8/

Antes de tudo, é importante saber que o desejo sexual durante a gravidez muda de mulher para mulher e, enquanto algumas sentem a libido aumentar, outras a veem diminuir muito e não há nada de errado com nenhum desses cenários.

De modo geral, é normal que o primeiro trimestre traga sintomas desconfortáveis mais acentuados, como náuseas, dores de cabeça e insônia, o que faz com que o desejo sexual diminua.

Já no segundo trimestre, momento em que os sintomas diminuem um pouco e a mulher já está mais segura com sua nova condição, o desejo sexual volta a subir, de acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Clinical Medicine. É o momento em que os incômodos físicos ficam menores e é possível relaxar mais.

A estabilização de hormônios como progesterona e estrogênio também pode ter papel no desejo, já que determina maior fluxo de sangue para a região da pelve e lubrificação vaginal.

Já o terceiro e último trimestre é relatado pela maioria das mulheres como um período de baixa libido, por geralmente estar associado ao desconforto pelo volume da barriga e demais questões psicológicas, como uma visão distorcida do próprio corpo.

Maternidade