O acessório é comum, mas pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê e só é indicado em algumas situações específicas
Não importa a temperatura, não é incomum ver um bebê de poucos dias usando algo nas mãos. Pode ser uma luvinha ou até uma meia, em casos de improviso, tudo isso para proteger o recém-nascido de suas unhas.
No entanto, as luvas para bebês não são indicadas, quando pensamos no desenvolvimento da criança. Entenda abaixo.
Devemos colocar luvas em bebês recém-nascidos?

Depois de nove meses na barriga da mãe, é importante que o bebê possa aprimorar a sensibilidade das mãos. Para isso, é importante que ele possa sentir a sua própria pele, bem como a da mãe, além de já começar a praticar a mobilidade. Sendo assim, o uso de luvas não é recomendado.
É verdade, contudo, que as extremidades do corpo de um bebê (mãos e pés) são mais frias. Logo, quando a temperatura estiver mais baixa e você perceber que seu filho está com frio, pode usar o acessório. Do contrário, deixe ele estimular o tato e coordenação.
Se as unhas estiverem muito grandes e você tiver medo de cortá-las, o uso da lixa pode te ajudar a não precisar das luvas.
*Colunista convidado do Mulher, Dr. Kairon Caproni é pediatra, membro da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e AMB (Associação Médica Brasileira), pós-graduado em Emergências Pediátricas pelo Hospita Albert Einstein e Chefe da cadeira de Pediatria da Santa Casa de Machado – MG.