https://www.instagram.com/p/BtzKpLsH1DR/
Desde que a filha nasceu, Mayra Cardi divide com o público curiosidades sobre a rotina de sua vida com a menina. A novidade da vez, entretanto, não foi das melhores. No Stories do Instagram, a coach revelou sofrer com um problema de saúde que, apesar de ter sido corrigido no passado, voltou a incomodá-la e se agravou pelo hábito de pegar a filha no colo.
Problema de saúde de Mayra Cardi
https://www.instagram.com/p/BrSi_GRAGxQ/
Em uma sequência de vídeos gravados enquanto estava deitada o chão, Mayra explicou que se encontrava nessa posição por um problema nas costas que a faz sentir fortes dores e “travou” sua coluna.
“Estou travada no chão. Quem me acompanha aqui há uns anos, sabe que eu tive um problema na coluna gravíssimo. Eu até operei e tirei até um disco da coluna que apodreceu”, começou o relato, referindo-se à uma cirurgia feita em 2016.
Segundo Mayra, a lesão nas costas aconteceu pelo estilo de vida que ela levava por conta do trabalho há alguns anos. No passado, a coach diz que costumava dormir muito mal e permanecer em má postura ao longo do dia.
https://www.instagram.com/p/BsSmay-hnlP/
“Tive esse problema nas costas por excesso de trabalho, não sabia nem que era possível. Eu ficava sentada em uma cadeira muito ruim, que tinha a bunda afundada e eu ficava na mesma posição por muitas horas. Eu dormia duas, três horas por noite, trabalhava sem parar.”
Ela continuou: “Fora trabalhar nessa posição, como eu não dormia, os médicos falaram que o líquido de dentro das costas é hidratado durante o sono e quando você não tem o sono ele não se recupera. Então, por conta de noites mal dormidas ou nem dormidas eu tive esse problema.”
Pegar Sophia no colo trouxe problema de saúde a Mayra
https://www.instagram.com/p/BrK1CmbArC9/
Ocorre que a lesão nas costas de Mayra, até então controlada, voltou a se manifestar após a chegada de Sophia. O retorno dos sintomas deve-se, segundo a coach, ao hábito que ela tem de carregar a filha no colo.
“Depois da cirurgia eu não poderia fazer várias coisas, como stiff [exercício de musculação] e alguns movimentos de academia. E [o stiff] é exatamente o movimento que eu faço para [pegar a Sophia do berço e tirá-la”, contou a empresária.
O stiff consiste basicamente em, de pé e com os joelhos levemente flexionados, curvar o tronco para frente, projetando o quadril para trás e levando a barra com peso até a altura dos joelhos. É o mesmo movimento que fazemos ao pegar um objeto que está no chão sem agachar.

Além de realizar o movimento proibido, Mayra também enxerga que o cenário atual não é muito diferente do que ela viveu no passado.
“Apesar de eu não ficar sentada horas para trabalhar como eu fazia, eu sento para dar mama e acaba que fico toda torta e eu já sou operada. Além disso, eu pego muito ela em uma posição que sou proibida por essa cirurgia. Eu não poderia fazer isso, porque eu não tenho um disco, então para mim é muito difícil. E ela é pesada e ela mama muito, eu fico com ela o tempo inteiro, e eu não durmo. Enfim, eu travei.”
Mayra revelou, ainda, que não esperava passar por essa situação de novo. Um dos motivos que deixa a coach triste é a lembrança que o problema de saúde lhe desperta.
“ Na época eu perdi uns 10 kg. O corpo de bombeiros entrou na minha casa para me levar para o hospital. Eu cheguei a tomar morfina para vocês terem ideia do nível da dor. Só que agora eu não posso tomar nada por causa do leite, né?”
https://www.instagram.com/p/Bp7ERN3Av1W/
O outro motivo é Sophia e o fato de, provavelmente, não poder pegar a filha no colo. “Eu fico o dia inteiro com ela no colo. Tem uma amiga minha que fala até que ela é meu chaveirinho, meu broche. Mas vocês não têm ideia de como dói. Estou arrasada.”
Dicas para segurar bebê no colo
Embora o problema de saúde de Mayra seja muito particular e restrito ao histórico clínico da empresária, não é nada incomum que mães e pais desenvolvam dores nas costas e dificuldades de movimentação devido ao peso da criança e frequência com que é pegada no colo. Desta forma, vale a pena atentar-se a algumas dicas sobre o como segurar um bebê de forma segura:
Canguru

Conhecido como Método Mãe Canguru (MMC), o método canguru é um jeito de pegar o bebê no colo que ajuda o adulto a ter mais contato e participação no desenvolvimento da criança.
Para isso, a criança costuma ser segurada no colo com o corpinho vertical, apoiada com a cabeça no peito da mãe ou pai e envolta por uma faixa, que ajuda a distribuir melhor o peso.
Avós ou mesmo outras pessoas próximas ao bebês também podem realizar esse procedimento. É importante que a pele do bebê esteja sempre em contato direto com a pele de quem estiver segurando o pequeno.
Dar de mamar do jeito mais seguro
A mesma atenção ao jeito como o bebê é posicionado no colo vale na hora da amamentação. Para as mamães, é válido lembrar que são duas as melhores e mais recomendadas posições para dar de mamar.
A primeira e mais tradicional é a que a mulher apoia a cabeça do bebê na dobra do braço e segura o corpo da criança com o dorso da mão.
A segunda e alternativa é a a chamada posição invertida. Nela, a mulher coloca bebê colado à lateral do seu próprio corpo, sustentando-o com o braço, e segura a cabecinha com a mão em direção ao seio. Dessa forma, o corpo da criança fica perpendicular ao da mulher.
Mais dicas
- Faça exercícios de fortalecimento da lombar sob orientação médica
- Atente-se à má postura, que pode contribuir com as dores
- Sempre que possível, divida o momento de segurar o bebê com outros cuidadores
- Evite ficar muito tempo de pé com a criança no colo