Mesmo quando os dois NÃO estão trabalhando, mães relaxam menos que os pais

por | fev 1, 2018 | Gravidez e bebês

Shutterstock

Os tempos mudaram, é fato, mas ainda assim as mães continuam à frente das tarefas da casa e dos cuidados com os filhos na maioria das famílias. Segundo um estudo da Universidade de Ohio, publicado no jornal Sex Roles, quando não estão trabalhando, os pais relaxam mais do que as mães, especialmente nos três primeiros meses de vida de um bebê. 

Apesar de os pais estarem mais participativos, especialmente nas tarefas domésticas, ainda há muito a se melhorar neste quesito. Afinal, a casa e os filhos são responsabilidade do casal, um não é – ou não deve ser – mais responsável que o outro por essa ou aquela tarefa.

Istock

Mais detalhes da pesquisa

A pesquisa revelou ainda que, nos dias em que tanto o pai quanto a mãe trabalhavam, a divisão das tarefas eram mais iguais. Porém, nos dias de folga dos dois, os papais relaxavam em 46% do tempo, enquanto as mamães faziam segundo turno, cuidando das crianças. Já quanto a cuidar da casa, os homens se dedicavam a se divertir de alguma forma em 35% do tempo, enquanto as mulheres lá estavam arrumando os quartos, lavando e passando roupas.

E quando elas descansavam? Segundo o estudo, as mamães só conseguem relaxar em 19% do seu tempo livre. Algo aí está errado, não? Os responsáveis pela pesquisa ressaltam que é muito importante que os papais comecem a cuidar mais da casa e dos filhos.

Dicas para que as mamães consigam relaxar mais

Como? Converse sempre com sua esposa para que dividam as tarefas, pois é importante que também se sintam parte da casa e pai dos seus filhos. Para isso, a mulher precisa dar uma abertura a eles e entender que cada um vai fazer do seu jeito, nem sempre do jeito que fazem, mas o importante é aceitar a participação deles.

E aproveitar o tempo livre para cuidar mais dela, seja indo ao salão para cuidar do cabelo e das unhas, ou lendo um livro e vendo um filme, descansando a cabeça e relaxando sem obrigações.

Ideias para a mamãe relaxar: