Método usado por blogueira para engravidar deu resultado na 2ª tentativa: como funciona?

por | fev 20, 2019 | Gravidez e bebês

Evelyn Regly está grávida e compartilhou a novidade com seus seguidores através de um post bem especial em seu Instagram. A influencer escolheu a fertilização in vitro, conhecida também como FIV, para engravidar e compartilhou com seus seguidores detalhes do processo. Confira:

Gravidez de Evelyn Regly

A novidade foi compartilhada no Instagram da influencer, que revelou estar ansiosa com o anúncio.

Em seu canal do YouTub e, a futura mamãe revelou mais curiosidades ao lado do marido, Diego Cabral, e falou que iniciou o tratamento para a fertilização em novembro do ano passado.

No começo do vídeo, ela já revela que engravidou na segunda vez que tentou a fertilização in vitro, método escolhido por muitas famosas. A primeira tentativa, no entanto, não deu resultado.

shutterstock

Como parte do processo, Evelyn teve que começar a tomar hormônios, que têm como finalidade aumentar a espessura do endométrio, para que a fertilização fosse bem-sucedida.

Acontece que alguns efeitos colaterais da FIV bem incômodos apareceram, como o aumento da acne e do apetite – que, consequentemente, leva a um ganho de peso. Ela também observou bastante inchaço na região do abdômen.

Após 22 dias do início do tratamento, o casal fez a transferência dos embriões, resultantes dos óvulos congelados da influencer que foram fertilizados. Cerca de nove dias depois, a coleta de sangue da futura mamãe foi feita e o resultado tão esperado chegou, confirmando que o primeiro herdeiro do casal está a caminho.

Como funciona a FIV

A FIV é um procedimento de reprodução assistida, que tem como primeiro passo a coleta dos óvulos da paciente, que serão fertilizados artificialmente em laboratório com os espermatozoides do futuro pai, após os dois terem passado por uma série de exames para verificar a fertilidade.

A partir desse processo, o óvulo começa a se dividir e torna-se um embrião, que é implantado no útero da mãe. Normalmente, são inseridos vários embriões para aumentar as chances de sucesso do tratamento, por isso muitas gestações provenientes da FIV resultam em nascimento de gêmeos.

É importante lembrar que a transferência dos embriões para o útero da mãe não representa uma garantia de uma gestação bem sucedida, porém, segundo a médica Fernanda Rodrigues, do Grupo Huntington, a cada procedimento o casal tem entre 40% e 60% de chances de ter sucesso. Com o passar das tentativas, essa possibilidade vai aumentando.

O processo inteiro é acompanhado e envolve consultas e exames de rotina, como ultrassom e coletas de sangue. Além da necessidade da mulher tomar alguns hormônios por um tempo determinado, tanto para induzir a produção dos óvulos que serão coletados, quanto para preparar o endométrio para a fixação do embrião e a sequência da gestação.

Tratamentos para engravidar