Seu filho joga fora tudo o que tem na mão? Objetos, mamadeira e até comida? Saiba que esse hábito — que pode ser chato para a mamãe — é de suma importância para o bebê. A psicóloga Carolina Rodrigues afirma que essa é uma atitude completamente normal das crianças pequenas e requer muita paciência das mães durante a fase.
Leia também:
Bebê inchado nos genitais e nas mamas é normal?
Manchas de gravidez: famosa passa xixi para clarear. Saiba se funciona
6 regras para emagrecer depois da gravidez que toda mulher deve seguir
A especialista explica que, a partir dos seis meses, a criança joga as coisas no chão puramente por experimentação. Ela vai desenvolver a capacidade motora, experimentar o objeto, a textura e a forma. “Também é uma maneira de manter o adulto por perto”, afirma. Além do desenvolvimento motor, a criança também vai enxergar aquilo como uma brincadeira, a partir do momento que perceber que a mãe irá pegar e devolver o objeto novamente.
Durante essa fase, que se torna extremamente cansativa para a mãe, o ideal é ter muita paciência e tolerância. Tenha consciência que a atitude de jogar as coisas no chão é benéfica para o desenvolvimento e descobertas de seu filho.
A partir de um ano, quando a criança tem uma autonomia corporal maior, ela já começa a jogar coisas intencionalmente no chão, muitas vezes para chamar a atenção. Nesse caso, a mãe pode delimitar um pouco mais e dizer “não” com mais chances de ser entendida. Porém, se o hábito se esticar por muito tempo, é hora de tomar outras atitudes. “Por volta dos três anos, o esperado é que a criança não faça mais isso”, avisa. Diz ainda que se isso acontecer, é sinal de que a criança precisa de um acompanhamento, pois usará desse recurso apenas para chamar a atenção e fazer birra”.