Em alguns momentos, o choro do bebê pode deixar os pais desesperados e sem saber como agir, especialmente pela dificuldade em identificar se se trata de algo normal ou se há algum problema. Segundo o pediatra Felipe Moliterno, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ), na maioria das vezes o choro é sinal de fome, sono, fralda suja ou algum tipo de desconforto.
Leia também:
Como escolher o pediatra do meu filho?
Primeiros cuidados com o bebê recém-nascido
Como estimular o desenvolvimento do bebê
Ele explica ainda que, entre a segunda e a 12ª semanas de vida, é normal que acontecer de o bebê chorar muito, com picos no fim da tarde, indo até as 22h e ao amanhecer. Depois dessa fase, o choro tende a diminuir, ficando restrito às demandas do bebê.
Dicas para lidar com o choro do bebê
O pediatra diz que, acima de tudo, os pais precisam manter a calma para que a ansiedade não deixe o bebê ainda mais agitado. Outra dica é manter o ambiente tranquilo, sem muito barulho ou luminosidade. Um banho morno também pode ajudar a interromper o choro do bebê.
E, se for possível, leve a criança para dar uma volta no carrinho ou mesmo de carro. Oferecer o seio para que ele possa mamar e verificar se a fralda está suja também é importante, já que são duas das principais causas do choro em bebês.