Não obrigue seus filhos a cumprimentar os mais velhos: especialistas explicam o porquê

Você está na rua passeando com seu filho pequeno e encontra um conhecido. Quase que instintivamente, ordena seu filho a cumprimentar a pessoa, inclusive com um beijinho ou um abraço. A mesma atitude se repete ao receber uma visita em casa.

Em alguns casos, a criança pode se recusar e você tende a repreender o pequeno pela atitude. Especialistas em educação infantil, no entanto, recomendam que pais não forcem seus filhos a cumprimentar os mais velhos, caso eles se mostrem desconfortáveis.

É errado que meu filho não queira beijar meus parentes?

Segundo o Dr. Jack Levine, membro do comitê executivo da Academia Americana de Pediatria, o que está errado não é que a criança não queira cumprimentar com beijos e abraços um parente que ela não conhece muito bem. O equivocado, na verdade, é forçar a criança nessa direção.

Levine explica que a pressão pode fazer com que seu filho sinta que existem forças externas iguais ou mais importantes que seus próprios sentimentos, algo que poderá afetar seu desenvolvimento emocional no futuro.

“Se você força uma criança a abraçar ou beijar alguém que ela não conhece bem, você a ensina que ela não tem voz na decisão de a quem mostrar afeto. Ela passará a acreditar que mostrar seu carinho deve ser feito sempre que solicitado, não importa o que sintam de verdade”, explica o especialista.

Por sua vez, a pediatra Nancy Steinberg afirma que obrigar as crianças a beijar ou abraçar outros adultos tem outras consequências negativas em seu desenvolvimento emocional.

Segundo a profissional, a atitude pode comprometer o desenvolvimento da criança em suas defesas naturais contra estranhos. Além disso, seu filho poderá pensar que não tem decisão sobre seu próprio corpo e correrá o risco de acreditar que os adultos têm todo o direito de tocá-lo quando e como quiserem, mesmo sem o seu consentimento.

Ambos os especialistas, portanto, são categóricos ao aconselhar: não obrigue seu filho a cumprimentar outra pessoa se ele não se sentir bem ou confiante o suficiente. Converse com o seu filho, faça com que ele entenda que pode confiar em você e, acima de tudo, não o repreenda.

Educação infantil

Original Author: Esteban Luján Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/esteban-lujan
Original ID value: 215083
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/215083/nunca-obligues-a-tus-hijos-a-saludar-a-los-mayores-esto-es-lo-que-explican-los-expertos