O que fazer quando a criança não deixa de fazer xixi na cama? Especialista indica

por | ago 20, 2019 | Gravidez e bebês

Até os 5 anos de idade as crianças normalmente já desenvolveram a capacidade de controlar a urina durante o sono. Em alguns casos, no entanto, pode ocorrer o que clinicamente recebe o nome de enurese noturna, uma denominação um pouco mais complexa para um problema que todos os pais já conhece: o xixi na cama.

Enurese noturna: causas do xixi na cama

De acordo com informações do Hospital Infantil Sabará, existem algumas anomalias anatômicas ou infecções do sistema urinário que podem explicar o xixi na cama durante o sono, mas na maioria dos casos o problema não tem explicação.

istock

Estima-se que a enurese noturna seja um transtorno que atinja até 15% das crianças acima de 5 anos. As causas da enurese são variadas, podem ser combinadas e alguns fatores podem contribuir para o problema, como:

  • Controle da bexiga que se desenvolve mais lentamente que o normal
  • Produção de urina noturna acima da média
  • Predisposição genética
  • Distúrbio do sono
  • Problemas físicos (apenas em casos mais raros)

Quando faz xixi na cama durante o sono, a criança pode ficar irritada, envergonhada, enfim, sofrer com o transtorno. O comportamento dos pais neste momento é fundamental para evitar maiores problemas.

Rejane Bernardes, nefrologista pediátrica e diretora da Clínica Nefrokids, de Curitiba, afirma que a criança não deve ser castigada quando isso acontece e que, ao contrário do que ainda ocorre na maioria dos lares, o pai deve participar mais ativamente do tratamento do filho. Ou seja, mãe e pai devem trabalhar em conjunto para alcançar o sucesso na terapia.

Criança que faz xixi na cama: como o pai pode ajudar

O primeiro passo, segundo a especialista, é o pai acompanhar a mãe e a criança nas consultas médicas. Estar presente neste momento pode auxiliar não apenas na compreensão da complexidade do transtorno, mas também a informar melhor a evolução do pequeno no tratamento da enurese noturna.

É comum ouvir dos pais que o xixi na cama é preguiça de levantar da cama, como se a criança pudesse ter controle sobre a ação. Compreender que a enurese é involuntária retira a culpa da criança e a ajuda no tratamento.

Os pais que acompanham os filhos no médico passam a perceber a importância de apoiar os pequenos e até mesmo de conversar sobre o problema, mostrando que é uma fase passageira e que tem solução.

Shutterstock

A médica ainda explica que o tratamento da enurese noturna precisa ser realizado em conjunto entre mãe, pai ou responsáveis com a criança. Por isso, definir as responsabilidades de cada membro da família torna o processo de terapia menos conturbado, já que o transtorno pode ter um impacto bastante negativo na qualidade de vida da família.

Por fim, o conselho é sempre comemorar a evolução do tratamento com a criança. É importante que as pequenas vitórias sejam celebradas e, em vez de repreender a criança por ter feito xixi na cama, os pais devem ressaltar as noites secas. O comportamento tem impacto bastante positivo na terapia, conclui a profissional.

Criança que faz xixi na cama