Durante os meses mais frios, há crianças que parecem estar sempre gripadas: mal se recuperam de um resfriado e já pegam outro. Mas como saber se é algo mais grave, como uma pneumonia?
Pneumonia x resfriado
O resfriado comum é uma infecção viral que se restringe ao nariz e à garganta. Uma criança gripada, no entanto, corre mais risco de ficar com pneumonia, pois seu organismo está mais vulnerável.
A pneumonia é uma infecção que atinge o pulmão e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. A pediatra Kelly Marques Oliveira, do perfil https://www.instagram.com/p/By6LRgrlZYz/”>Pediatria Descomplicada no Instagram, fez um alerta sobre a gravidade da coença em crianças e listou os sintomas que ajudam a diferenciá-la de um resfriado.
Sintomas da pneumonia
Segundo a médica, a pneumonia em crinanças é caracterizada pelos seguintes sintomas:
- Febre acima de 38 graus
- Tosse com catarro⠀
- Dor no peito ao respirar
- Falta de ar ou alteração na respiração⠀
- Frequência respiratória aumentada na ausência de febre – Perda de apetite⠀
- Vômitos⠀

Como diferenciar pneumonia e resfriado
Em casos de pneumonia, a febre é mais alta e persistente em relação à gripe. O cansaço é maior e as tosses podem ser acompanhadas de dor, como explicou a pediatra Kelly Marques Oliveira.
De acordo com a especialista, o maior parâmetro para o diagnóstico de pneumonia é a taquipnéia, ou seja, a respiração rápida mesmo sem febre. Além disso, a criança fica bem mais abatida.
Como tratar pneumonia em crianças
Quando a pneumonia é bacteriana, geralmente são receitados antibióticos, mas a avaliação de um médico é indispensável para identificar o melhor tratamento para cada caso. Para amenizar os sintomas, pode-se fazer uso de antitérmicos, e a pediatra destaca a importância de eliminar as secreções através de inalação com soro e lavagem nasal.
https://www.instagram.com/p/By6LRgrlZYz/