Pode congelar leite materno? Saiba o jeito certo e 4 passos para fazer o armazenamento

As mulheres que estão voltando a trabalhar e querem continuar amamentando (e aquelas que têm leite em excesso) podem recorrer ao congelamento para não perder a produção. Armazenar o leite materno no freezer é uma prática válida, pois ele não perde propriedades ao ser congelado. Contudo, para garantir a saúde do bebê, é preciso ter alguns cuidados.

Leia também: 
9 sintomas que seu corpo dá nos PRIMEIROS meses de gestação  
Cólicas nos bebês: 3 causas e 1 truque para acabar com elas de uma vez por todas  
Amamentação: pega correta garante a MELHOR nutrição para seu bebê. Entenda

Congelar leite materno: cuidados 

Esterilização 

Antes de tudo, é importante esterilizar os potinhos em que o leite será guardado. Você pode fervê-lo por aproximadamente 15 minutos ou apostar nos esterilizadores para micro-ondas. O produto higieniza até seis mamadeiras por vez em, no máximo, seis minutos, dependendo a potência do seu aparelho.

Extração

Na hora de fazer a ordenha, opte pela bombinha extratora que já vem com o copo de armazenamento acoplado. Assim, o leite cai direito no recipiente em que será guardado, diminuindo o risco de contaminação ao passar de um lugar para o outro. É só tampar e pronto. Outra vantagem é que esse copo também pode ser utilizado como mamadeira, basta colocar o bico compatível na hora de oferecer ao seu filho. 

Armazenamento 

O leite pode ficar no freezer por até 15 dias sem perda nutricional. Deixe-o no meio do congelador, nunca na porta, para que sua temperatura se mantenha constante. Na geladeira, a vida útil do alimento é de apenas 24 horas. Para não se perder, uma dica é colocar etiquetas com a data em que alimento foi congelado.

Desgelo 

Para descongelar o leite, nunca ferva ou leve direto ao micro-ondas, pois o aquecimento excessivo pode comprometer as propriedades do alimento. O mais indicado é colocar o copo em um recipiente maior com água morna e deixar que o processo aconteça naturalmente.