Após ter um bebê é comum que mulheres fiquem pelo menos três dias no hospital, para observação tanto da mãe quanto do recém-nascido. No entanto, há alguns casos em que as recém mães conseguem ter alta um dia após o parto. O motivo tem tudo a ver com a recuperação natural do corpo diante de um momento para o qual ele é preparado.
Mães que recebem alta rápido
É comum que mulheres que tiveram parto normal e sem intervenções médicas tenham mais chance de receberem alta em até 24 horas após o parto. De acordo com a obstetriz Arielle Matos, formada pela Universidade de São Paulo, se após o parto a puérpera mostrar quadro estável por mais de 3 ou 4 horas, não há motivos para mantê-la internada.
É recomendável, no entanto, que a mãe tenha sempre um acompanhante por perto nos primeiros dias que sair do hospital, pois pode apresentar fraqueza devido a perda de sangue.
Por quê mães ficam internadas?

A justificativa média para que mães fiquem sob observação por pelo menos 24 horas é a necessidade de acompanhamento do bebê após o nascimento. Com um aparato médico próximo seria possível agir de forma mais eficiente e rápida caso o pequeno desenvolva alto grau de icterícia, por exemplo. Fora isso, se a gestação for de baixo risco e o parto for bem assistido, não há necessidade para grandes períodos de internação, afirma a obstetriz.

Algumas famosas passaram por internações rápidas advindas de partos naturais tranquilos dessa forma, como a princesa Kate Middleton e, mais recentemente, a atriz Isis Valverde.

Celebridades grávidas
- Atriz faz foto nua para eternizar o barrigão da forma mais poética
- Thaeme engravidou novamente após fazer um tratamento importante
- Sabrina Sato pode quebrar uma das maiores tradições com Zoe