Um quarto feito para a perspectiva da criança e não do adulto. Esse é o pressuposto do quarto do filho de Felipe Simas e que contempla a principal premissa de um quarto montessoriano, metodologia de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907.
Características de um quarto montessoriano
Para começar, o ambiente deve oferecer elementos que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço fazendo suas próprias escolhas independentemente.
Nesse sentido, ao invés de camas altas, os colchões no chão oferecem maior liberdade para os bebês desde pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. As fotos, quadros, espelhos também devem estar à altura do seu olhar.
A decoração deve ser de preferência minimalista, com poucos brinquedos em esquema de rodízio, para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração.
Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade. Para despertar o interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que eles sejam oferecidos em esquema de rodízio e trocados há cada 15 dias.
Quarto dos sonhos
- Como deixar o quarto mais gostoso para o sono dos pais: Aprenda
- Decoração do quarto do Bebê: 10 projetos temáticos inspiradores
- Como fazer a limpeza do quarto para garantir boas noites de sono