Bebês recém-nascido costumam evacuar várias vezes por dia nas primeiras semanas de vida. Já os bebês com mais seis meses podem passar a fazer cocô só uma ou duas vezes na semana inteira e isso ainda é considerado normal.
Com a mudança na alimentação, que a partir dos seis meses pode não ser exclusivamente leite materno, é possível que os pequenos apresentem um quadro de constipação intestinal, popularmente conhecido como “intestino preso”.
Intestino preso no bebê
A constipação intestinal é caracterizada pela dificuldade em evacuar, devido ao grande volume de fezes endurecidas – que pode gerar cólicas e irritabilidade nos pequenos.
Conforme a nutricionista Andreia Friques explica, existe uma fórmula natural que pode ajudar a amenizar e até mesmo resolver o quadro; você só vai precisar de um ingrediente: ameixas.
Receita para soltar intestino de bebês
Caldo de ameixas
Coloque 4 ameixas secas de molho em meia xícara de água da “noite para o dia” (ou cozinhe as ameixas). Utilize a água e os pedacinhos dessa ameixa misturada às frutas amassadinhas na hora de alimentar o bebê.⠀
Outra forma de fazer essa fórmula é bater no liquidificador as ameixas, com o caldo, e adicionar 1 colher de sopa no amassadinho de frutas.
Para os maiores de 1 aninho é possível oferecer ameixa picadinha com damascos.
Cocô do bebê
- Cocô do bebê: o que é normal?
- Cocô do bebê saudável pode variar muito⠀⠀
- Quantas vezes um bebê faz cocô por dia?⠀⠀⠀⠀