Risco na barriga que Sabrina Sato nem tinha visto apareceu no fim da gestação: é normal?

https://www.instagram.com/p/BoSPVG-g-V5/

Caminhando para as últimas semanas de gestação, Sabrina Sato compartilhou um vídeo em seu canal no Youtube falando das novas descobertas que está vivenciando como mamãe de primeira viagem.

A apresentadora, que espera uma menina com Duda Nagle, fez um compilado de gravações para mostrar alguns exames e também uma vacina que teve de tomar na reta final de sua gravidez. Porém, em uma delas, a artista apareceu surpresa com um fato curioso que é muito comum entre as grávidas e que ela mesma quase não havia notado.

Risco escuro na barriga de Sabrina Sato

https://www.instagram.com/p/BoHDhwvgT0q/

Quando se preparava para um exame, Sabrina escutou da técnica que ia realizar o procedimento que poderia vir a ter um risco escuro em sua barriga, bem abaixo do umbigo.

A mamãe logo respondeu que ainda não havia surgido a tal marquinha, mas a pessoa que filmava o momento afirmou que já estava aparecendo. Surpresa, a futura mamãe chegou a dizer que o risco ainda bem clarinho que exibia na região era “marca da calcinha” e ficou espantada ao ouvir que a manchinha estava, sim, surgindo ali.

Na sequência, a técnica do exame tranquilizou a apresentadora dizendo que o risco “desaparece depois”.

E, de fato, essa marquinha que muitas grávidas têm é algo completamente normal e passageiro.

Linha escura na barriga de grávida: o que é?

Conhecida como linea nigra ou linha mater, a mancha vertical que aparece na barriga da gestante é apenas mais uma das diversas mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez.

Segundo o ginecologista e obstetra Djalma da Cruz Gouveia, o surgimento dessa linha está relacionado à produção de hormônios na gestação e costuma acontecer após o segundo trimestre de gravidez.

istock

Essa alteração hormonal é a responsável pela pigmentação da pele e pode ser somada à distensão abdominal durante o crescimento do bebê, o que geralmente ocorre entre o umbigo e o púbis.

Além disso, o aparecimento dessa marquinha costuma ser mais evidente em mulheres com a pele morena, por serem mais suscetíveis à hiperpigmentação. Porém, embora seja comum em boa parte das gestantes, a marca pode sequer aparecer em alguns casos.

Linea nigra sai?

istock

Assim como explicou a técnica durante o exame de Sabrina Sato, a linha nigra desaparece por completo algumas semanas após o parto. O processo, no entanto, pode levar até um ano em algumas mulheres.

O que os especialistas recomendam é que a mulher nunca tente fazer qualquer tipo de tratamento para clarear ou remover a mancha. Portanto, enquanto a manchinha permanece, o ideal é cuidar da pele com hidratantes e protetor solar.

Gravidez de Sabrina Sato