Riscos que você corre se tiver uma gravidez como a de Jennifer Aniston

Recentemente a revista norte-americana OK! Magazine! publicou que uma amiga próxima de Jennifer Aniston revelou que ela está grávida de gêmeos. A notícia ainda não foi confirmada, mas aos 46 anos a gestação da atriz chamou atenção. É possível engravidar com essa idade? Não tem malefícios? Especialistas explicam que a idade avançada é um fator de risco que pode desencadear outros problemas, mas que, no entanto, o evento é possível e, em grande parte dos casos, levado com tranquilidade.

Veja também:
Jennifer Aniston está grávida aos 46 anos: veja nomes dos gêmeos
7 boatos e fofocas que rondaram a vida de Jennifer Aniston
Gêmeos podem nascer em dias diferentes: entenda o que acontece

Gravidez depois dos 40 anos

O aumento da expectativa de vida e a inversão de prioridades, como estabilidade financeira, no trabalho e no casamento estão entre as explicações para o  adiamento da  gravidez. No entanto, o corpo tem seu tempo e, ao postegar o evento, problemas podem surgir.

Antes da gravidez

De acordo com Paulo Gallo, ginecologista chefe do Setor de Reprodução Humana do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a taxa de fertilidade – liberação de óvulos durante o período fértil – começa a cair a partir dos 25 anos e, aos 40, a tendência é que comece a ficar espaçada – ou seja, a ovulação pode não acontecer com regularidade mensal, fator que dificulta o processo de fecundação.

Além da ovulação e do envelhecimento do útero e do assoalho pélvico, segundo o médico, durante este período de espera também podem surgir miomas, tumores ovarianos e endometriose, problemas que interferem na fertilidade.

Fecundação e implantação no útero

E os riscos de estendem por todo o processo. Na concepção, eles estão relacionados às anomalias genéticas, como a Síndrome de Down, e às maiores chances de aborto espontâneo.

Manutenção da gestação

Além dos problemas na fecundação e implantação do embrião no útero, a manutenção da  gestação tardia também pode ser um desafio. Diabetes gestacional, hipertensão, placenta prévia, baixo crescimento fetal, gestação prolongada, pré-eclampsia e parto prematuro estão na lista dos problemas que têm seus riscos aumentados.

Solução e tratamento

Nestes casos, para evitar o problema na concepção, a principal alternativa é o congelamento de óvulos, procedimento que mantém o material armazenado de forma adequada para que depois ele possa ser fecundado de forma artificial.

Mas, a mulher que quer  esperar para engravidar também precisa se programar e ter alguns cuidados específicos:

  • Preparo corporal com atividades físicas para manutenção da saúde
  • Dieta equilibrada para manutenção do peso
  • Exclusão do tabagismo para que sistema respiratório e cardíaco se mantenham saudáveis

Após a fertilização também são necessárias medidas específicas, como a suplementação de vitaminas e ácido fólico – nutrientes essenciais para uma gravidez saudável e que são ainda mais importantes para mulheres nesta faixa etária.