https://www.instagram.com/p/B7OJFNAnP1m/?lite=1
Menos de um mês após dar à luz, Romana Novais tem usado as redes sociais para compartilhar detalhes de sua nova rotina. Mas nem tudo são flores com relação ao que a médica expõe na internet.
Depois de revelar uma particularidade na amamentação de Ravi, a esposa do DJ Alok foi criticada por uma seguidora, e resolveu explicar seus motivos.
Romana Novais tira leite antes de dormir
Usando a ferramenta Stories do Instagram, Romana mostrou que se tornou adepta de bombear leite para conseguir ter algumas horinhas a mais de sono. A atitude da médica, no entanto, não foi bem recebida por uma seguidora que comentou a decisão da mãe do pequeno Ravi.
“E qual o problema de passar ‘mais uma noite em claro’? Kkkk. Acha que ser mãe é dormir a noite inteirinha com um bebê que não tem um mês direito? Fala tanto sobre maternidade e parece que se incomoda com o fato do seu filho acordar de madrugada para se alimentar, pelo amor de Deus”, escreveu a moça em resposta ao vídeo. A fã ainda falou a rotina da mãe deve se adequar a do bebê.
Romana, então, decidiu falar sobre os motivos de sua decisão e compartilhou o diálogo em seu perfil no Instagram. “Para minha produção de leite fisiológica, o ideal é que eu esteja bem descansada, isso faz parte e não tem problema NENHUM em eu querer dormir um dia e repor minhas energias”, explicou ao falar que é aceitável ter visões diferentes sobre a maternidade.
A médica ainda aproveitou para falar que uma boa noite de sono é benéfica para ela e, consequentemente, para o filho. “Ser mãe é também saber equilibrar as necessidades não só do seu filho, mas como as suas também. É cuidar do seu filho e não se esquecer de você também. Afinal, ele depende de você e você precisa estar bem”, completou.
Aleitamento materno
Consciente da recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde sobre o aleitamento exclusivo até os seis meses do bebê, Romana Novais mostrou a técnica escolhida para oferecer o leite ao filho enquanto ela estivesse dormindo.
Questionada por uma seguidora, ela apresentou a colherzinha, uma alternativa à mamadeira. Para não causar confusão de bicos, o recipiente tem uma espécie colher dosadora na ponta com um sistema que abre e fecha e possibilita amamentar até mesmo os bebês menores.
Veja como funciona a colher dosadora no vídeo abaixo:
A escolha segue também as recomendações dos órgãos de saúde para evitar o uso de bicos plásticos na amamentação, mesmo em casos da necessidade de oferecer alimentos substitutos ao leite materno. Isso acontece porque o silicone faz com que o bebê exercite músculos faciais diferentes para sugar o bico artificial.
Desta maneira, o uso da mamadeira pode causar dificuldade do bebê em sugar o leite diretamente do peito da mãe e, consequentemente, reduzir o tempo de aleitamento exclusivo. Além da colherzinha usada por Romana, copos, seringas, conta-gotas e até colheres comuns são alternativas para mamadeira.
Cuidados com a amamentação
- Mamadeira não é melhor jeito de dar leite ao bebê: entenda
- Finger feeding: vídeo mostra técnica importante da paternidade ativa
- Por que o “leitinho” de Zoe gerou dúvidas entre muitas mães?