Rosto incha demais na gravidez: veja por que essa é uma das áreas que mais muda

por | jul 28, 2019 | Gravidez e bebês

Mulheres grávidas têm algo de diferente, algo que anuncia para o mundo sua gestação e que vai além do barrigão. Não são só mudanças na pele o no formato do corpo que deixam as grávidas com “cara de grávidas”. O formato do rosto também dá para a gestante aquele brilho materno que diz para o mundo que mais um serzinho está a caminho.

Rosto inchado na gravidez

De acordo com a ginecologista e obstetra Denise Gomes, assim como as pernas e os pés de mulheres grávidas tendem a inchar, isso também ocorre com o rosto. Todos esses aspectos são sinais comuns à reta final da gravidez. O inchaço é gradual e, de maneira geral, pode ir aumentando a partir do sétimo mês da gestação.

Como ocorre?

A especialista explica que durante a gestação acontece um prejuízo à circulação, que diminui de velocidade e fica mais lenta, além de o sangue ficar mais diluído. Com isso, o corpo passa a ter uma maior retenção de líquido, que vai acumulando no tecido adiposo e favorecendo o inchaço.

Sinal amarelo

O inchaço também pode ser motivado por outros fatores, que devem ser acompanhados por médicos caso haja qualquer alteração mais rápida, como variação hormonal, calor, ganho de peso, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Como evitar o inchaço?

Manter uma dieta longe de alimentos industrializados, beber muita água, praticar atividades físicas e usar meias elásticas com orientação profissional são as principais medidas para driblar o inchaço.

Alimentação na gravidez