Saúde emocional ajuda na fertilidade

O Dr. Marcelo aconselha que as mulheres prestem atenção em alguns detalhes quando quiserem engravidar. Uma dica importante é que um ciclo menstrual regular tem 28 dias. A ovulação ocorre entre o 12º e o 14º dia. Aproximadamente 72 horas antes, a mulher libera um muco que indica o seu período mais fértil, em que está mais propícia a engravidar. Deve procurar ter relações nestes dias.

Leia também:

Autoestima na gravidez

Voltando à forma: controlando a boca nervosa

Pai: pelo direito de ser coruja

– Quando há problemas emocionais, impaciência, ansiedade, o médico indica tratamentos como shiatsu ou acupuntura para relaxar. Tranquiliza também pensar que quase todas as dificuldades que existiam antes hoje podem ser contornadas com a fertilidade assistida, que tem uma gama de técnicas e opções de tratamento que aumentam o horizonte favorável.

– Para Dra. Marlene, o primeiro passo para que o emocional colabore com o desejo de engravidar é o diálogo transparente entre o casal. Saber o que vai mudar em suas vidas, se são capazes de educar uma criança, se estão prontos e dispostos a terem um ser totalmente dependente deles. A responsabilidade, o afeto investido tem que ser dos dois, assim como a vontade de assumir esse vínculo tão especial.

“A mulher que encontra dificuldades para engravidar precisa relaxar, dar um tempo para seu corpo, sua mente e seu coração. É muito comum uma mulher receber o diagnóstico de que não pode ter filhos, adotar uma criança, relaxar e, em seguida, engravidar”, diz a psicanalista, que também investe em trabalhar com a paciente uma adoção, desde que consciente, como uma opção muito válida no caso de impossibilidade definitiva.