O encaixe perfeito entre a boca do bebê e o peito materno é determinante para o sucesso da amamentação: se a criança pega errado no mamilo, além de não se alimentar direito, faz a mãe sofrer com dores e muitas vezes se render ao leite artificial.
Como é a pega correta?
A pediatra Kelly Marques Oliveira, do perfil Pediatria Descomplicada, explica que o bebê deve abocanhar não apenas o mamilo, mas também parte da aréola, formando um vácuo que caracteriza a pega correta. Quando isso não acontece, a criança faz barulho ao mamar, como se fossem pequenos estalos, machucando o peito da mãe.
A maior consequência da pega incorreta, no entanto, é para o próprio bebê, que não se alimenta adequadamente e tem dificuldades para ganhar peso. Como ele não consegue esvaziar a mama, a produção de leite diminui e a amamentação é comprometida.
Barulho ao mamar: o que fazer?
A pediatra destaca que o som da pega incorreta produzido pelo bebê durante as mamadas geralmente se parece com um beijo, ou um pequeno estalo da língua. Sinal de que a criança está tentando produzir o vácuo nos mamilos para sugar o leite, mas não consegue.
Quando o bebê mamar “estalando”, a médica recomenda que a mãe mude de posição para tentar achar um encaixe melhor. Segundo ela, deve-se sempre trazer o bebê até o seio, nunca o contrário.
O bebê deve ficar com a cabeça e o tronco alinhados, o nariz na altura do mamilo e a boca bem aberta; quando o lábio inferior está voltado para fora, o queixo toca a mama e a sucção não faz barulho, é sinal de que a pega deu certo.
Se o problema persistir, procure um especialista, uma consulta de amamentação ou vá até o banco de leite mais próximo para receber assistência.