Os hábitos que uma futura gestante adota antes de engravidar são determinantes para que a gravidez ocorra de maneira saudável e sem complicações. Durante a gestação o corpo da mulheres passa por várias mudanças e, por isso, é importante que ele esteja preparado para abrigar essas transformações.
Pensando nisso, a ginecologista Luciana Deister reuniu algumas dicas para tornar a gestação, parto e pós-parto saudáveis.
Dicas para ter uma gravidez saudável
Checkup com ginecologista
Se consultar com o ginecologista pode ser o primeiro passo para uma gestação saudável. A mulher deve fazer alguns exames como hemograma, análise de colesterol e diabetes, ultrassonografia, sorologias, dosagens hormonais, verificação pressão arterial para avaliar suas condições físicas.
Vacinas em dia
Atualizar sua carteirinha de vacinação, ver se alguma está faltando ou precisando de reforço. Entre elas, tríplice bacteriana, que protege de difteria; tétano e coqueluche; hepatite B, que previne a doença que provoca inflamações no fígado e pode se tornar crônica, evoluindo até para uma cirrose; tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, doença muito perigosa durante a gravidez que pode causar doenças no feto como surdez, catarata, glaucoma, problemas cardíacos e neurológicos; e varicela, também conhecida como catapora que, se a gestante não teve a doença quando criança, quando contraída na gravidez, pode causar malformação no feto e até mesmo a morte.
Alimentação saudável
Investir em uma acompanhamento nutricional para adequar a alimentação conforme suas necessidades. Durante a gestação é imprescindível variar as fontes de nutrientes. O ácido fólico, por exemplo, deve começar a fazer parte da dieta da mulher antes mesmo dela engravidar. Ele é responsável pela formação do sistema nervoso do feto.
Atividades físicas
Fazer atividades físicas também está no cardápio de coisas a serem feitas para ter uma gestação saudável. Os exercícios, além de ajudarem no controle do peso, ainda melhoram a postura e a circulação sanguínea, prevenindo as dores lombares e os inchaços de pernas e pés e reduzindo os riscos de diabetes gestacional e hipertensão.
Sem stress
Aprender formas de controlar o nervosismo e ansiedade. Tranquilidade e descanso são importantes para as mulheres que estão buscando o momento do período fértil ideal porque o estresse e a privação do sono podem alterar os hormônios e o ciclo menstrual atrapalhando as chances de gravidez.
Controle de peso
Acompanhar o peso para atingir ou manter uma composição corporal saudável e sustentável. Algumas mulheres que têm sobrepeso ou são obesas sofrem desequilíbrios hormonais que afetam seus ciclos menstruais e interferem na ovulação, o que torna a gravidez mais difícil de acontecer. Quando ela acontece nessas condições, há mais chances de complicações provenientes do acúmulo de gordura.
Gestação saudável
- 10 melhores alimentos para gravidez saudável
- 3 dicas para se manter saudável na gravidez e ter 9 meses tranquilos
- Cuidados que devem ser tomados antes de engravidar