O trabalho de parto é diferente em cada mulher e não é possível dizer quando ele terá início. É importante que a gestante conheça o seu corpo e preste atenção aos sinais que ele dá, pois o momento do nascimento do bebê não é um fato isolado, mas, é precedido por diversas mudanças que preparam o corpo para esse momento tão especial.
Leia também:
Amamentação: benefícios para a mãe e para o bebê
Benefícios da atividade física na gravidez
Primeiros cuidados com o recém-nascido
Ginecologistas e obstetras estão acostumados a esclarecer dúvidas e a atender ligações desesperadas das futuras mamães. Por isso, não hesite em informar o seu médico quando algum dos sintomas abaixo aparecer.
Contrações
As contrações ritmadas e regulares são o principal sinal de que o trabalho de parto começou. Essas contrações acontecem geralmente entre a 37ª e a 42ª semana de gravidez. Nos estágios iniciais, elas vêm a cada 15 ou 20 minutos, intervalo que diminui conforme o processo avança.
Queda da barriga
Algumas mulheres notam que a barriga “cai” no período que antecede o início das contrações. Isso acontece devido ao posicionamento do bebê, que desce e se encaixa na região pélvica. O quadro pode vir acompanhado de dor lombar.
Secreção amarronzada
A liberação de uma secreção amarronzada com traços de sangue é um sinal de que o parto se aproxima. O tampão de muco que cobre o útero se depreende conforme o bebê faz pressão. Contudo, esse sintoma varia de gestante para gestante: após o rompimento, o parto pode acontecer no mesmo dia ou apenas na próxima semana.
Secreção transparente
Uma secreção transparente ou amarelada acompanhada de contrações é um sinal de que a bolsa d’água estourou. A quantidade de líquido também é relativa: algumas mulheres podem ter uma “enxurrada”, enquanto outras apresentam pouca liberação. Independente do volume, é importante que a gestante ligue imediatamente para o médico caso haja perda de líquido.