Marianna Feiteiro
Do Bolsa de Bebê
Muitas mudanças acontecem no corpo da mulher durante o período de gestação. Além da barriga e seios maiores, podem aparecer manchas na pele, estrias, varizes, mudanças no cabelo, etc. Isso, somado ao turbilhão de hormônios presentes durante os nove meses, acaba fazendo com que muitas fiquem com a autoestima abalada durante e logo após este período.
Leia também:
Até 90% das gestantes têm manchas na pele
Segundo o ginecologista obstetra Dr. Luiz Fernando Leite, do Hospital e Maternidade Santa Joana, é importante que a gestante reconheça as mudanças em seu corpo como algo necessário para o crescimento e desenvolvimento do bebê. O parceiro também pode – e deve – contribuir para a elevação da autoestima da mulher, dando carinho e palavras de apoio.
Isso não significa, no entanto, que a mulher deva descuidar totalmente da sua aparência nesses nove meses. Alguns cuidados são importantes e até necessários para seu bem estar. É o caso do protetor solar que, além de evitar o aparecimento de manchas na pele – que atingem de 75 a 90% das grávidas –, também protege a pele contra as agressões dos raios solares. “É importante passar bloqueador solar no rosto todos os dias, inclusive em dias nublados e chuvosos”, indica Dr. Luiz. “Caso as manchas apareçam, não precisa se desesperar, pois elas tendem a sumir após o parto”, completa.
Além disso, os banhos de sol só podem ser tomados nos horários adequados, ou seja, antes das 10h e após as 16h. É importante também manter a pele da barriga e seios bem hidratada para evitar que fique mais seca do que o normal e provoque coceira. Evite apenas a região das aréolas.
A maquiagem não precisa ser esquecida. Pó, base, blush, batom, sombra, máscara para cílios e delineadores estão liberados, já que os principais componentes destes produtos são os corantes, em sua maioria inorgânicos, que não são absorvidos pela pele e, portanto, não apresentam nenhuma contraindicação.
Já os cabelos requerem um pouco mais de cuidado, uma vez que muitas tinturas e produtos químicos possuem substâncias que são absorvidas pelo couro cabeludo. “A opção é utilizar uma coloração à base de henna 100% natural, que não contém iodo ou amônia em sua composição e, portanto, não prejudica o feto”, indica o obstetra.
É provável que a futura mamãe observe o aparecimento de varizes graças a alterações na circulação sanguínea. Para evitá-las, ela pode investir em meias de média ou suave compressão, que estimulam a circulação do sangue, além de sessões de drenagem linfática específica para gestantes, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
Outro ponto que merece atenção especial é a silhueta da grávida, não apenas por uma questão estética, mas principalmente de saúde. Uma alimentação desregulada e hábitos pouco saudáveis podem desencadear problemas como diabetes e hipertensão gestacional, que apresentam riscos sérios para mãe e bebê. Segundo a supervisora de nutrição do Hospital e Maternidade Santa Joana, Luciana Costa, as refeições neste período devem ser fracionadas em cinco a seis vezes ao dia. “A alimentação da gestante precisa conter, especialmente, o ferro, que está presente em alimentos como fígado, feijão e verduras. Além dele, também são essenciais o cálcio, presente no leite, queijo e gergelim, vitaminas do tipo A, encontradas na gema do ovo, frutas e vegetais amarelo-alaranjados, e vitaminas do tipo B, contidas nas frutas secas e cereais integrais”, destaca. Deve-se evitar a ingestão de frituras, gorduras, doces e lanches muito calóricas e aumentar o consumo de água, que mantém o corpo hidratado e contribui para o bom funcionamento do intestino, o que melhorar o aspecto da pele.
“O ideal é engordar de um a um quilo e meio por mês durante a gestação. Assim, a mulher terá muito mais facilidade de emagrecer e eliminar todo esse peso em até seis semanas”, explica Dr. Luiz.
Ele ainda ressalta que as atividades físicas são recomendadas, desde que acompanhadas por um profissional capacitado. “As gestantes podem fazer exercícios como hidroginástica, ioga, Pilates, caminhada e alongamento. Isso trará muitos benefícios, tanto físicos quanto mentais”, recomenda.
Veja quais são os alimentos recomendados para cada fase da gravidez: