Quando o bebê apresenta, com certa frequência, a volta do leite em pequenas ou grandes quantidades após a mamada, pode ser sinal de que ele sofra de refluxo. A condição é normal e bastante comum entre recém-nascidos e pode ser identificada por diversos outros sintomas, além do vômito.
Recém-nascido com refluxo

O que é
O sistema digestório da criança começa a ficar mais consistente a partir do quinto mês de vida, em média. O refluxo é, portanto, reflexo da imaturidade do esfíncter esofágico inferior, uma válvula que impede a volta do conteúdo do estômago para o esôfago.
O refluxo em recém-nascidos é comum e nem sempre precisa ser fonte de grande preocupação, mas vale ficar atento se o problema ocorre com muita frequência, dura muito tempo ou se o material refluído aparece em quantidades elevadas.
Sintomas do refluxo em bebê
De acordo com a neonatologista Claudia Neves, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), os sintomas de refluxo em bebê podem variar de acordo com a gravidade do problema. Entre os sinais estão:
- Vômitos
- Soluço constante
- Recusa alimentar
- Sangramento digestivo
- Dificuldade respiratória
- Episódios de redução do ritmo cardíaco
- Irritabilidade excessiva
- Choro constante
- Ganho de peso

Tratamento do refluxo em recém-nascido
Na maioria as vezes, a adoção de medidas simples no dia a dia já pode ajudar acabar com os quadros de refluxo em recém-nascidos. Se seu bebê sofre de refluxo leve ou moderado, procure seguir os seguintes passos:
- Evite balançar demais o bebê
- Evite vestir o bebê com roupas que apertem a barriga
- Não deixe o bebê chorar por muito tempo
- Procure elevar a cabeceira do berço, colocando um calço de 10 cm
- Mantenha o bebê na vertical durante as mamadas
- Após a mamada, deixe o bebê no colo, na posição vertical, por 30 minutos

Apenas em casos em que a condição se apresenta de forma mais intensa pode ser necessário o uso de medicamentos, indicados pelo médico, que favorecem o esvaziamento gástrico e a motilidade gastrointestinal da criança.
Cuidados com a saúde do bebê
- Truque com fralda e ferro: segredo salva seu bebê das cólicas insistentes
- NUNCA ofereça uva a um bebê se ela estiver deste jeito: risco é grave
- Se seu filho tem menos de 2 anos você precisa saber o que é bronquiolite