Mais de um quarto das calorias que as crianças consomem atualmente são consideradas vazias, ou seja, de baixo valor nutricional e provenientes de adição de açúcares e gorduras sólidas, segundo um recente estudo realizado nos Estados Unidos.
Alimentos que são fontes de calorias vazias
Os pesquisadores usaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição de 2007-2008 a 2015-2016 para analisar as tendências da dieta de crianças e adolescentes de 2 a 18 anos de idade.
O estudo que examinou os hábitos alimentares nessa faixa etária constatou que houve uma diminuição no consumo de calorias vazias durante o período de nove anos. Apesar da queda, mais de 25% das calorias consumidas pelas crianças podem ser descritas como vazias.
E as principais fontes dessas calorias vazias, segundo o trabalho científico, eram alimentos como sucos de frutas, refrigerantes, biscoitos e brownies, pizza e sorvete.
De acordo com Edwina Wambogo, líder da pesquisa, examinar todo o cenário de alimentos e bebidas disponíveis para crianças e adolescentes pode ajudar a informar novas maneiras de promover uma alimentação mais saudável.
Os pesquisadores agora planejam um estudo de acompanhamento para examinar como as principais fontes de energia e calorias consumidas por essa faixa etária variam de acordo com a renda familiar. Eles também querem estudar mais como a adição de gorduras e açúcares sólidos nas bebidas pode afetar a ingestão de calorias entre crianças e adolescentes.
Alimentação infantil
- 5 dicas que farão seu pequeno ser um amante de verduras e frutas para sempre
- 7 alimentos que crianças menores de 2 anos não podem comer nem um pouquinho
- Esta é a fórmula mágica para comidinha do bebê ter TODOS os nutrientes que precisa