https://www.instagram.com/p/BppwO6ulK-C/
Junto com a gravidez de sua primeira filha, Sabrina Sato precisou conciliar o dia a dia de trabalho bastante agitado com uma reforma e mudança para nova residência. Por conta disso, decidiu contar com a ajuda de uma personal organizer, que deu dicas valiosas para a futura mamãe de Zoe, fruto do relacionamento com Duda Nagle.
Rosana Trindade, da RT Organizer, presta serviço personalizado e é especialista em organização de quartinho de bebê, closet, brinquedoteca e cozinha.
Em entrevista ao VIX, ela deu dicas de ouro para pais e mães que gostariam de deixar a casa pronta para a chegada do bebê: funcional, acolhedora e segura.
Dicas para organizar o quartinho do bebê
O primeiro passo é tomar consciência do espaço que o novo morador terá na casa e organizar tudo com antecedência, para que o quarto do bebê com o enxoval estejam prontos quando a criança chegar.
Quando arrumar o quarto do bebê?
“Se falarmos de uma gestação comum, sem ser de risco, por exemplo, o ideal é que a mãe comece a pensar no quarto já no sétimo mês de gestação, para dar tempo de lavar todas as roupinhas, higienizar tudo, passar e deixar tudo montado”, explica a profissional.
Segundo a especialista, a própria gestante pode ajudar bastante na fase de organização das roupinhas do bebê, logo após a higienização dos itens.
“A mãe sempre gosta de participar desse momento e, até oito meses, ela ainda está disposta para participar de todo esse processo”, afirma.
Qual melhor sabão para lavar roupa de bebê?
Rosana diz que o ideal é que você tenha na lavanderia um sabão específico para as roupinhas do neném, mas, se não for possível, o sabão neutro tem o mesmo efeito.
Por que passar?
Segundo a personal organizer, há um motivo especial para passar as roupinhas antes de guardá-las.
“Uma dica que a gente dá é passar as roupas do recém-nascido sempre do avesso para matar todos os germes e as bactérias que possam ter”, explica.
Como dobrar e guardar roupas de bebê
A organizer explica que o ideal é separar as roupas do bebê por tipo e tamanho. Por exemplo, colocar todos os bodies sem manga juntos, alinhados por numeração.
Ela dá a dica de já deixar tudo separadinho até o primeiro ano de vida da criança. “Depois que ela completa um ano, demora mais tempo para perder as roupas, então, conforme vão saindo as roupas menores do guarda-roupa, vamos colocando as maiores”, diz.
No guarda-roupa, ou na cômoda, você vai organizar as peças de roupa pelos seguintes tamanhos:
– Recém-nascido
– 3 meses
– 6 meses
– 9 meses
– 1 ano
Uma dica da profissional é manter tudo ao alcance dos olhos. “Se você for dobrar um macacão, é importante não colocar um embaixo do outro. Pendurar o máximo de roupas que der, porque você consegue manter tudo à vista e consegue utilizar tudo, porque quando você deixa um embaixo do outro, pode ter coisa que talvez passe e você acabe nem usando”, aconselha.
Aliás, um item indispensável para quem quer manter a organização do espaço do bebê é o dobrador.
“Eles deixam tudo organizado, com uma cara de organização profissional e ocupando menos espaço. Além de ter de vários tamanhos, você pode usar para lençol, toalha e camisetas”, conta.
Já um item que muitas mães investem e que não é mais indicado são os cabides cheios de detalhes. “Eles são ruins, porque ocupam muito espaço dentro do guarda-roupa, além de serem caros e desnecessários. A dica legal seria não comprar esses cabides e, sim, os finos, que vão economizar espaço no guarda-roupa, “, explica Rosana.
Ela finaliza, explicando que uma dificuldade comum dos pais é não saber organizar o espaço da criança de uma maneira prática e funcional. “O trabalho da organizadora é importante não só pela arrumação, mas também por pensar no espaço disponível de um jeito mais prático e organizado”.
Chegada do bebê
- Dicas de como organizar a casa para a chegada do bebê?
- Conversas que o casal deveria ter antes da chegada do bebê
- 3 dicas infalíveis para apresentar o bebê recém-nascido aos cães