A pílula anticoncepcional é um método totalmente eficaz para evitar uma gravidez não planejada, certo? Errado! Mas muita gente acredita nisso e acaba sendo pega de surpresa ao engravidar tomando pílula.
Leia também:
É possível engravidar tomando pílula? Médico afirma que sim
Pílula por muito tempo dificulta a gravidez?
10 dúvidas sobre ovulação, período fértil, gravidez e contracepção
Os anticoncepcionais orais combinados, que contêm estrogênio e progestagênio, são os mais utilizados no mundo, mas não são métodos infalíveis. “As pílulas tem eficácia de cerca de 98%”, diz o ginecologista e obstetra Jurandir Passos, especialista em Medicina Fetal do Delboni Medicina Diagnóstica.
Esqueci de tomar a pílula, o que faço?
O principal erro que faz com que a pílula perca sua eficácia é o esquecimento. Nesses casos, o médico explica o que deve ser feito. “Se houver o esquecimento de um comprimido por menos de 24 horas, deve-se utilizar imediatamente a drágea e tomar a seguinte no mesmo horário regular. Se o esquecimento tem mais de 24 horas, deve-se ingerir duas drágeas no horário regular e tomar o restante as pílulas de maneira habitual”, diz.
Mas se houver um esquecimento de mais de dois comprimidos, a orientação é utilizar preservativos nas relações dos próximos sete dias e continuar tomando as pílulas restantes de forma habitual.
Pílula pode falhar?
Outras situações que podem diminuir a eficácia da pílula são vômitos e diarreiaspor mais de 24 horas e o uso concomitante de algumas medicações, como anticonvulsivantes e antibióticos.