Vídeo que mostra higiene nasal infantil com MUITO soro impressiona. Afinal, é seguro?

por | maio 23, 2017 | Gravidez e bebês

Crianças sofrem com alergias, rinite e infecções nas vias aéreas com mais frequência que os adultos – e fazer a higienização adequada é um dos cuidados para curar esses problemas. Mas como essa limpeza deve ser feita? Em um vídeo que recentemente viralizou nas redes sociais, uma mãe aparece  lavando o nariz de uma menina com uma grande quantidade de soro fisiológico.

As imagens impressionam em função do volume de soro e pela quantidade de secreção igualmente grande que sai do nariz. Conversamos com médicos para entender se o procedimento é eficaz e inofensivo ou se não deve ser realizado. 

Lavar nariz com soro fisiológico faz bem?

O otorrinolaringologista Jamal Azzam, da Clínica Jamal, explica que lavar as narinas com soro fisiológico é benéfico para todas as idades pois desobstrui a mucosa nasal, a mantém úmida, limpa impurezas e ainda auxilia no tratamento de rinite alérgica, sinusite,  alergias comuns em crianças e outros acometimentos.

“Toda forma de introdução de soro fisiológico no nariz ajuda muito para desentupir e eliminar secreções que ficam entre o nariz e a garganta”, ressalta o especialista. 

Como fazer

O otorrinolaringologista Ricardo Landini Lutaif Dolci, sócio da Clínica Dolci e membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologista e Cirurgia Cervico-Facial, também defende o método, mas afirma que é necessário estar atento à dosagem do soro usado. “Recomendo realizar a lavagem com soro fisiológico a 0,9%, já que existem algumas soluções mais concentradas, por exemplo, a 3%, que podem lesionar a mucosa e proporcionar um efeito contrário ao desejado”, ressalta.

Outra dica é evitar seguir a técnica usando água, pois ela pode irritar o tecido das narinas. Crianças maiores de dois anos ainda podem usar sprays de jato contínuo de soro fisiológico, que são encontrados em farmácias.

Aplicar muito soro fisiológico é seguro e eficaz?

ขนาดไม่สบาย ยังทำหน้าทะเล้นได้อีก 😜😜😜😜ตื่นเช้ามาก็รีบล้างจมูกให้น้องเอมิลี น้องจะได้หายใจได้สบายแต่สิ่งที่ตกใจ น้องพึ่งเป็นเมื่อวาน ทำไมมันเขียวจัง ไม่มีไข้ แต่เป็นน้ำมูก 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍1ก่อนกลั้นหายใจให้หายใจเข้าลึกๆก่อน2ระหว่างล้างจมูกด้วยน้ำเกลือหนูต้องกลั้นหายใจและร้องอ้า…ห้ามหายใจเข้าเพราะจะสำลักได้3การล้างจมูกที่ถูกวิธีน้ำเกลือจะไหลออกจมูกข้างที่เราไม่ได้ฉีดน้ำเกลือเข้าไปและน้ำเกลืออาจจะไหลออกทางปากด้วย4หลังจากล้างจมูกเสร็จแล้วให้สั่งน้ำมูกและบ้วนน้ำที่ไหลลงคอทิ้ง5การล้างจมูกคือการล้างสิ่งสกปรกในจมูกให้ออกไป1. Before holding your breath, take a deep breath first.2. While you rinsing your nose, you have to hold your breath and at the same time, say ahh…. Don't breathe during this time because you will be choking.3. If you do it right, the saline solution will come out of the other side your nose and sometimes out of your mouth too.4. After rinsing is done, blow your nose and spit out all the remaining solution.5. Rinsing your nose makes your nose completely clean.what kind of water can use for clean my doughter nose the name is Normal saline solution or, 0.9% NaCl. Maybe you can find from famacy or asking from DR. too Thank you very much for share

Publicado por Emilie Ethan Family em Terça-feira, 16 de maio de 2017

No vídeo, a quantidade aplicada no nariz da menina impressiona e divide opiniões. A pediatra Mariane Cordeiro Alves Franco, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), defende que a quantidade de soro é excessiva. “O excesso pode provocar engasgo em crianças bem pequenas por imaturidade das vias respiratórias superiores e levar soro para o ouvido”, alerta.

Já o otorrinolaringologista Jamal ressalta que a grande quantidade de líquido é segura e não gera riscos porque a criança elimina o líquido tossindo se houver engasgo.

Por fim, o especialista Ricardo Landini também afirma que quanto mais lavar, melhor. “Não é prejudicial o soro em abundância, visto que um simples gesto pode evitar com que a criança engasgue, que é falar “Ahhhhh” durante o procedimento. Assim, o palato mole fecha o caminho entre o nariz e a boca e impede o soro de migrar para a região inferior da faringe, fazendo-o sair pela outra cavidade nasal”.

O especialista ainda explica que mesmo assim um pouco de líquido pode ir para a região da boca e nesses casos o indicado é nunca engolir, mas cuspir.

Como há divergência de opiniões, indica-se buscar orientações com o pediatra ou otorrinolaringologista da criança.

Como fazer lavagem com soro fisiológico

A posição sentada diminui as chances de o líquido refluir para o ouvido da criança e, por isso, é a mais indicada. 

Já as etapas da técnica do soro fisiológico no nariz são simples:

  • Inspire profundamente e segure a respiração;
  • Injete o jato de soro fisiológico e, ao mesmo tempo, diga “Ahh”. Não respire para evitar o sufocamento. Deste modo, o soro sairá pela outra narina e pela boca;
  • Assoe o nariz e cuspa para limpar a secreção excretada.

Problemas respiratórios em crianças