Grávida do primeiro filho com o namorado, Eliezer, a influencer Viih Tube relatou recentemente um desejo incomum. Após Eliezer relembrar uma vontade que a ex-BBB teve de comer doce, ela revelou ter sentido desejo por comida de cachorro – e, a Tá Saudável, o médico [ ] explica por que isso pode acontecer com gestantes.
Viih Tube revela desejo de comida de cachorros na gravidez
Em seu perfil no Instagram, o ex-BBB Eliezer, namorado de Viih Tube, com quem espera o primeiro filho, mostrou aos seguidores que a influenciadora teve, recentemente, um desejo de grávida bem inusitado. Usando a ferramenta Stories, ele registrou a namorada contando o caso, se mostrando, inclusive, assustado.
“Falei: ‘Nossa, eu preciso comer a ração e o petisco [dos cachorros]’”, diz Viih Tube no vídeo ao relembrar o momento em que sentiu a vontade, e Eliezer pede que ela não o concretize. “Não vai fazer isso não, né?”, perguntou ele, e a namorada respondeu. “Eu não comi, mas cheirei”, revelou a ex-BBB.
Desejos estranhos na gravidez: por que acontecem?
Durante a gestação, é natural que a mulher tenha desejos – e, geralmente, eles envolvem comida, incluindo combinações que fogem do comum e alimentos que a mulher não costuma gostar. Em geral, isso está ligado a mudanças hormonais, situação semelhante à vivida por mulheres antes da menstruação.
Há, no entanto, casos como o de Viih Tube, em que a mãe sente vontade de comer coisas impróprias para o consumo. Isso, segundo o médico Carlos Moraes, ginecologista e obstetra membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e integrante do corpo clínico dos hospitais Albert Einstein e Pro Mate, tem um nome: síndrome de pica ou alotriofagia.
“A gente observa que algumas mulheres têm essas vontades diferentes – por exemplo, de comer tijolo. Isso é um pouco mais descrito na literatura, mas petisco de animal está no mesmo grupo. Isso não tem uma explicação científica”, pontua o ginecologista, ressaltando que, além de acometer grávidas, isso também pode acontecer com pacientes com doenças psiquiátricas.
De acordo com a American Pregnancy Association, há suspeitas de que o distúrbio seria uma forma do corpo “avisar” sobre a necessidade de consumir certos nutrientes. Além disso, a condição também já foi ligeiramente associada à falta de ferro no organismo – algo que, inclusive, Viih Tube tratou logo que descobriu a gestação.
Embora a ração e os petiscos de cachorro não tenham potencial para fazer mal à influenciadora em poucas quantidades, há situações em que a mulher tem vontades perigosas. Em relatos, muitas mães já falaram sobre o desejo de ingerir, por exemplo, palha de aço, tinta e mais.
Apesar de isso por vezes soar cômico, especialistas orientam que a gestante busque auxílio médico caso apresente desejos muito fortes e constantes de ingerir algo não comestível com potencial de fazer mal.