Você pode ajudar a construir o cérebro do seu bebê destas 6 formas

Grande parte do crescimento do cérebro humano é concluído quando a criança alcança a idade de quatro anos, mas até os 9 existem algumas partes que ainda não estão completamente formadas. Durante todo este período existem diversas atitudes que os pais podem ter com seus filhos que irão ajudar a fortalecer o potencial das massas encefálicas da cabecinha dos pequenos.

Estudos da neurociência descobriram que o cérebro dos bebês pode ser construído. Isso mesmo, o cérebro dos pequenos pode ser moldado conforme estímulos vindos da linguagem e pelo ambiente promovido pelos adultos.

Hábitos para ajudar o cérebro do seu bebê

Conversar com o bebê

O som da voz humana é especialmente atraente para os bebês. Ainda que ele não consiga entender o que você está dizendo, a linguagem estará ajudando a formar a arquitetura do cérebro para o pensamento e para o aprendizado, além de estimular a fala. Explicar o que você está fazendo para seu filho também é um ótimo caminho para que ele consiga associar o som da palavra à determinada atitude, como trocar fralda, mamar ou dormir.

Ajudar a desenvolver habilidades matemáticas

Uma simples brincadeira, como contar os dedos da mãos e dos pés, pode ajudar seu filho a criar melhores noções matemáticas. Brincadeiras espaciais, como comparar tamanhos de triângulo diferentes e usar as palavras corretas para definir diferentes formas de objetos irão ajudar a criança a apreender conceitos matemáticos de maneira mais fácil no futuro.

Shutterstock

Elogiar o esforço da criança

Um ponto importante é equilibrar as críticas e elogios, sempre pontuando as atitudes da criança e não necessariamente ela. Por exemplo, elogiar o esforço e o empenho que a criança teve para realizar uma tarefa bem sucedida ao invés de apenas dizer como ela é esperta. Isso incentiva e motiva a criança a crescer com entusiasmo e capacidade de enfrentar desafios.

Ao mesmo tempo em que é importante corrigir e criticar atitudes negativas, deixando claro que foi algo comportamental e não consolidado como um estereótipo ruim intrínseco à personalidade da criança, porque isso fará com que ela internalize essa condição como algo dela.

Ler para estimular a imaginação

Ler para seu filho fará com que ele desenvolva sua curiosidade, além de incentivar o hábito e a paixão pela leitura. Escolher livros lúdicos, com imagens coloridas e usar diferentes tonalidades de voz para contar a história para crianças pequenas é uma grande chave de incentivo à imaginação. A criança pode ajudar a construir a história junto com você, o que fará com que ela exercite ainda mais seu potencial criativo.

Cantar ou colocar músicas para a criança

A música é algo extremamente estimulante para o cérebro e está diretamente relacionada ao nosso emocional. Ouvir uma música pode te deixar feliz, triste, calmo ou agitado. Construir um vínculo musical positivo com seu filho é uma boa tática de linguagem e aprendizagem. Estudos também mostram que crianças com inclinação musical tendem a lidar melhor com seus aspectos emocionais.

Estimular a autonomia

É importante que a criança não apenas siga orientações, mas entenda as atitudes corretas que ela precisa fazer por conta própria – sem que ninguém precise pedir. Incentivar e ensinar seu filho a organizar e guardar seus brinquedos após brincar com eles é um ótimo caminho.

Estudos ainda mostram que o uso de pressão e autoridade que restringem comportamentos, sem espaço para diálogo ou qualquer autonomia, geram resultados apenas a curto prazo, formando, na verdade, crianças mais violentas e com problemas de autocontrole.

Filhos de celebridades