Xixi na cama pode ser sinal de doença na criança?

Trocar o lençol, tirar o pijama e limpar o colchão: essas são algumas atitudes que os pais conhecem bem quando os filhos que fazem xixi na cama.

Muitas vezes, esse “escape” é o resultado do excesso de líquidos ingerido pela criança antes de dormir. Mas, em outros casos, o xixi involuntário pode ser um sintoma de outros distúrbios como a diabetes infantil e enurese noturna.

Shutterstock

O que é a enurese noturna?

Quando a criança passa alguns meses sem urinar à noite e, de repente, volta a fazer xixi na cama sem razão aparente pode ser um sinal de enurese noturna. Essa disfunção acontece com pequenos a partir de 5 anos de idade e tem maior incidência nos meninos.

Entre as principais causas, está a baixa concentração de hormônio antidiurético à noite, sono pesado, falta de controle dos esfíncteres e até mesmo herança genética.

istock

Quando não há outros sintomas que sugerem o mau funcionamento urinário, o tratamento inclui atitudes simples como evitar oferecer líquidos para as crianças antes de dormir, por exemplo. Se o problema persistir, o médico poderá prescrever medicamentos para cuidar do problema.

Shutterstock

Diabetes em crianças

O excesso de sede e alta frequência em urinar na cama são fortes indícios de diabetes infantis. No entanto, a doença costuma aparecer com outros sintomas, como comer muito e não ganhar peso, fraqueza e visão embaçada.

Caso a criança seja diagnosticada com diabetes por um especialista, o tratamento compreende a análise regular dos índices de glicemia, prática de atividades físicas e alimentação balanceada. Nem sempre é preciso usar insulina, mas só o médico poderá fazer uma avaliação mais específica e indicar os cuidados necessários para a criança de acordo com a fase de crescimento.

Vale lembrar que o xixi na cama é involuntário e que, dependendo da idade, o problema pode constranger as crianças. Fatores externos como crises familiares e problemas na escola, por exemplo, tendem a desencadear o processo. Castigos só pioram a situação: em vez disso, os pais não devem repreender e sim reconhecer os esforços do pequeno nos dias em que ele consegue segurar o xixi à noite.

Xixi na cama… o que fazer?