Algumas mulheres se incomodam com problemas na virilha, como manchinhas ou mesmo pelos encravados. Para ficar livre deles e curtir o verão sem neuras, veja as dicas da dermatologista Gabriella Vasconcellos, da Clínica Goa Health Club, no Rio de Janeiro.
Leia também:
Bolinhas na virilha: o que pode ser e como eliminá-las
Pelo encravado: 8 maneiras de acabar com o problema
Esfoliação em excesso ou feita do jeito errado pode ferir a pele
Cuidados com a virilha
Foliculite: A foliculite é muito comum e acontece quando há pelos encravados que inflamam e causam dor. A dica da médica é não “cutucar” a lesão, pois isso faz com que ela fique inflamada e gere manchas irreversíveis.
Manchas: Além da foliculite, as micoses e até mesmo o excesso de peso podem causar as temidas manchas. Algumas podem ser tratadas – com ácidos clareadores, depilação a laser ou esfoliação, sempre com orientação dermatológica – mas não todas. Nesses casos, o sol deve ser evitado para não agravar ainda mais.
Hidratação: A médica diz que não se deve hidratar a virilha diariamente. “É uma área oleosa e os hidratantes podem causar sérios problemas”, explica. Ela recomenda uma esfoliação na virilha duas vezes por semana.
Peeling: O peeling pode ser uma alternativa para tratar, prevenir e evitar foliculite e manchas. Um médico saberá avaliar a necessidade de acordo com a queixa da paciente.
Melhor depilação: A depilação a laser é o método mais higiênico e saudável. Quem prefere depilação com cera, não deve ser nem muito quente nem fria, pois a tração que é feita ao retirar os pelos pode a longo prazo causar flacidez.