Olá, leitoras do Bolsa!
Uma pergunta que todo mundo faz na minha cadeira é:
– Qual o corte certo para o meu rosto?
E depois vem a dúvida:
– E se eu me arrepender? E se eu não gostar?
Conhecer o formato geral de seu rosto pode ajudar a evitar com que você faça más escolhas no que diz respeito a estilos e cortes de cabelo. Um bom cabeleireiro leva o formato do seu rosto em consideração quando sugere um estilo. Um ótimo cabeleireiro evitará que você escolha um corte ou estilo que não seja favorável ao seu rosto, e irá sugerir alternativas que a deixarão feliz e mostrando o seu melhor.
– Como eu sei se um determinado estilo vai ficar bom pra mim?
Soa como um pergunta direta. E é! Se você entende as regras para a escolha de um estilo que lhe favoreça, então poderá observar qualquer estilo e saber se combina com seus traços. Estas regras têm uma função em comum: dar uma aparência de formato ovalado e um equilíbrio proporcional ao rosto.
Para começar, sente-se em frente ao espelho e prenda seu cabelo para trás, com uma fita elástica. Depois, olhe para seu rosto como um todo. Pergunte-se:
– Seguindo a linha dos meus cabelos e do meu maxilar, como o perímetro externo do meu rosto, qual o formato que mais se sobressai?
– O quão larga é minha testa quando comparada ao meu maxilar?
– Meu maxilar é mais largo que a minha testa?
– Meu nariz é grande? Largo? Pequeno demais?
– Olhando-me diretamente no espelho, pareço ter mais espaço entre os meus olhos do que entre o canto exterior dos meus olhos e a linha dos meus cabelos nas têmporas?
– O quão proeminentes e arredondadas são as minhas maçãs-do-rosto?
Fazendo-se estas perguntas você poderá determinar o formato do seu rosto.
Os formatos mais comuns são:
Oval – Rostos ovalados são caracterizados por serem mais largos nas maçãs-do-rosto que na fronte ou no maxilar. O rosto oval é levemente mais largo na linha das maçãs e se estreita ligeiramente em direção ao queixo. Considerado geralmente como o formato ideal e é também favorecido por virtualmente qualquer estilo.
Quadrado – O rosto quadrado tem uma fronte larga e forte, de maxilar amplo. Pode parecer mais retangular se o rosto for afilado, e mais tradicionalmente quadrado se o rosto for largo. Quando o rosto quadrado é largo, um estilo que proporcione altura no topo e um comprimento com um baixo volume nos lados é mais favorável e tende a fazer a melhor impressão. Você poderá também considerar franjas na testa e um leve cacheado na linha do queixo para suavizar os “cantos” do formato quadrado. Quando o rosto de formato quadrado é mais afilado, pense em adicionar cachos nos lados para “ampliar” o formato do rosto como um todo.
Triangular – O rosto de formato triangular tem uma fronte mais estreita e uma proeminente ou ampla linha do maxilar. Este formato é favorecido por estilos mais curtos e mais volumosos. Estilos curtos, em camadas, com vários cachos e elevados no topo irão possibilitar o equilíbrio necessário para este formato.
Triângulo invertido – Este formato está caracterizado por uma fronte larga e uma linha do maxilar e queixo estreita. Geralmente, um estilo com franjas na testa e um corte bem definido na linha ou logo abaixo do queixo (assim como um pouco de ondulação para ampliar o formato) trará equilíbrio ao rosto.
Redondo – Este formato é o que diz o nome. Um rosto sem ângulos definidos com tendência a ser mais largo na linha das maçãs-do-rosto e com “cantos” mais suavizados ao longo do maxilar e fronte. O objetivo para um rosto arredondado é adicionar altura, fazendo com que o mesmo pareça mais “comprido”. Geralmente, cortes com estilo em camadas, bem elevados no topo e com um mínimo de volume nos lados são uma boa escolha para ampliar os rostos arredondados. Nesse caso fuja dos cortes estilo chanel.
Os rosto mais redondos são delicados, suaves e femininos. Eles estão ligados à mulheres meigas e frágeis. Os rostos mais retos são perfis mais sérios, determinados e corajosos. O corte deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade de amenizar ou reforçar as características.
Um bom exemplo é a cantora Wanessa Camargo. Ela tem o rosto redondo e cortou os fios arredondados e chanel, o que evidencia ainda mais o formato e lhe dá ar infantil. Já o mesmo estilo de corte nas atrizes Fernanda Machado e Débora Falabella, por terem rostos ovais e finos, ficou “fashion”.
Para se ter uma idéia do quanto o corte de cabelos pode alterar o formato do rosto, pegue como exemplo a atriz Juliana Paes. Ela tem o rosto cheio de retas, que lhe confere ar sério. A sensualidade vem com os cabelos longos e levemente ondulados e cortado todo em camadas, deixando-a mais alta.
No final das contas, o formato do rosto não exige um determinado corte de cabelos. O que varia é a intenção da imagem que se quer passar.
Um grande abraço e SUCESSO,
TIAGO PARENTE