Embora seja algo estético, o procedimento pode trazer interferências à saúde
*Dra Luciana Cattini é médica dermatologista e colunista convidada do Mulher.
Existem muitas opções de alongamento de unhas para você escolher no mercado. No entanto, antes de marcar um horário, é importante que você compreenda se essa mudança se adequa ao seu estilo de vida de de cuidados.
Veja abaixo o que é importante saber antes de ir para a manicure.
Como cuidar das unhas após um alongamento?

Antes do procedimento, é importante passar por uma avaliação dermatológica. Dessa maneira, você terá certeza de que não conta com nenhuma patologia que possa causar uma maior fragilidade da unha após o alongamento.
Pessoas com psoríase, unhas mais frágeis, descamação nas unhas, micose, infecções bacterianas, por exemplo, não devem realizar um procedimento de alongamento. Além disso, gestantes, diabéticos e crianças entram no grupo de contraindicações.
Se você já for mais propenso a desenvolver alergias, poderá desenvolver uma dermatite de contato ou reação alérgica em função dos produtos utilizados no alongamento. Por isso, é importante escolher um profissional qualificado, além de evitar procedimentos que desgastem muito as unhas naturais antes da aplicação do alongamento.
É importante se atentar a ficar com os alongamentos por no máximo 15 dias e evite fazer procedimentos sequentes, esperando duas a três semanas antes de um novo. Nesse período de descanso, hidrate muito bem a cutícula e a unha. Óleos vegetais, como o de semente de uva, e alguns hidratantes específicos são ótimos para isso.