Apesar de serem frequentemente ligadas à falta de lavagem, as causas da caspa incluem hábitos comuns que grande parte das pessoas faz diariamente sem perceber o dano em potencial. Chamado de seborreia, esse tipo de dermatite é caracterizado pela inflamação da pele que acaba resultando em sua descamação.
Apesar de ser mais vista nos cabelos, também atinge barba, orelha, cílios e sobrancelhas. Antes do aparecimento das partículas brancas é possível notar alguns sinais que antecedem a caspa, como coceira e oleosidade no couro cabeludo.
Sua origem pode ser genética ou provocada por agentes externos. Confira, a seguir, o que dá caspa.
O que causa caspa: 10 motivos mais comuns
Lavar o cabelo poucas vezes
A higienização ruim do couro cabeludo resulta no acúmulo de células mortas e sujeira, o que engordura a raiz e faz com que ela fique irritada e descame.
Lavar o cabelo muitas vezes
Assim como a falta de lavagem colabora para o aparecimento das partículas brancas, o excesso também tem o mesmo efeito. Este hábito demasiado faz com que o organismo compense a eliminação da oleosidade natural produzindo mais sebo capilar. O ideal é apostar na lavagem em dias alternados e também não exagerar no uso de produtos antirresíduos.
Tomar banhos quentes
Água quente causa caspa pois resseca o couro cabeludo, criando um efeito rebote que estimula a produção de mais secreção pelas glândulas sebáceas.A oleosidade em excesso faz com que ocorra a descamação. Por este motivo, a caspa é mais frequente no inverno, quando há o aumento da temperatura do banho.
Estresse
Já se sabe que o estresse pode agravar doenças de pele, já que debilita o organismo, mas ele também tem ação direta sobre a caspa. A condição aumenta a oleosidade do couro cabeludo, que acaba descamando.
Gravidez e desequilíbrios hormonais

Variações nas taxas hormonais, que são frequentes em gestantes, na glândulas suprarrenal e da tireoide também causam caspa, pois influenciam a oleosidade da pele.
Dormir com os cabelos molhados
Dormir sem secar os cabelos é ruim, pois abafa o couro cabeludo, de modo a criar um ambiente favorável para proliferação de fungos e bactérias. O mesmo ocorre com quem usa frequentemente toucas, bonés, boinas e chapéus.
Escova progressiva

Alisamentos, colorações e outros tratamentos com base química podem irritar a raiz dos cabelos, deixá-la mais oleosa ou ressecá-la, o que também deixa o couro cabeludo descamando.
Esfregar demais o couro cabeludo
Esse ato ativa as glândulas sebáceas e faz com que elas produzam ainda mais gordura. O ideal é usar a ponta dos dedos para a tarefa, que deve ser feita suavemente.
Condicionador
Não retirar o condicionar corretamente aumenta o sebo da cabeça, assim como exagerar em produtos sem enxágue. Lembre-se de lavar bem as madeixas após usar o produto e passe-o somente nas pontas e no comprimento dos fios, evitando a raiz.
Atividades físicas
Não lavar os cabelos após atividades físicas pode favorecer o aparecimento da seborreia, já que a prática acumula o suor, que engordura os fios.
Como tratar a caspa

- Aposte em xampus anti-caspa
- Lave os cabelos em dias alternados
- Evite passar condicionador na raiz
- Tome banho com água morna ou fria
- Lave os cabelos após atividades físicas
Caso estas medidas não funcionem, procure um dermatologista para que ele investigue seus sintomas e receite o tratamento mais adequado.
Tratamentos caseiros contra caspa
- Mel no shampoo para tratar caspa: dermatologista ensina como usar
- Mito ou verdade: descubra se vinagre de maçã evita a caspa
- Limão contra caspa: saiba se a fruta realmente ajuda e aprenda receita