Óleo vegetal: a melhor opção para cada problema de cabelo

Já faz tempo que os óleos vegetais migraram da cozinha para o banheiro e passaram a ser aliados da beleza. O óleo de amêndoas, por exemplo, é receita antiga para evitar estrias. Agora eles chegaram aos cabelos e estão fazendo a cabeça de muitas mulheres. O que todos os tipos de óleo vegetal têm em comum é a grande capacidade de hidratação e de dar brilho e maciez aos fios, mas, dependendo do problema que o cabelo apresenta, uma ou outra escolha é melhor.

Medalha de ouro

Segundo a cosmetóloga, Lucienne Souza, do Spa da Pele, o melhor óleo no geral é o de argan, pois ele oferece em sua composição natural mais nutrientes, que ajudarão os fios de cabelos a se recuperar dos danos do dia a dia.

O óleo de amêndoas é indicado para quem tem cabelos finos (Créditos: Thinkstock)

Os melhores em cada problema

De acordo com Lucienne Souza, a melhor opção para cabelos secos, ressecados e tingidos é o óleo de argan, justamente pelo intenso reparo aos danos que ele promove. O óleo de uva, por sua vez, é uma boa escolha para quem tem cabelos grossos, pois afina o cabelo naturalmente, mas devem ser evitados por quem tem cabelos finos. Para madeixas com esta característica, o óleo de amêndoas é a melhor opção. Contra a queda de cabelo a especialista recomenda o óleo de jojoba.

Dica

Para os cabelos que estão precisando de um S.O.S., a sugestão da cosmetóloga é deixar o óleo morno e depois aplicar nos cabelos. Basta esquentar uma pequena quantidade no micro-ondas (por pouquíssimo tempo, ele precisa estar apenas morno) e massagear os fios.