Olhão preto: como fazer contorno sem ficar com “olheiras” ou aparência envelhecida

Quando o lápis de olhos preto escorre, ou o contorno abaixo da linha d’água fica muito grosso, pode dar a impressão de que sua olheira é mais profunda ainda, a região fica escurecida como se você tivesse levado um soco. Além do visual “fim de festa”, você também pode acabar ganhando uma aparência mais envelhecida.

Cuidados na maquiagem preta esfumada

Para conseguir um efeito esfumado escuro de bastante contraste na região dos olhos, a blogueira Bruna Tavares indica o truque de usar um lápis bege abaixo da sobrancelhas. “Faço isso para aumentar o meu olhar, porque define melhor o contorno da sobrancelha e também facilita o esfumado. Na hora que aplicar a cor de transição do côncavo, vai encontrar o bege e suavizar”, explica.

Use um lápis preto bem macio para fazer todo o contorno dos olhos: pintar a pálpebra móvel, rente aos cílios inferiores e também na linha d’água. Não se preocupe de pintar com acabamento ruim e borrado nessa etapa, porque você vai esfumar com pincel depois.

istock

Com um pincel reto, espalhe um pouco o produto, como se desse uma leve “dissolvida”. Agora, aplique uma sombra marrom contornando todo o preto, sem receio de colocar quantidade generosa do pó marrom porque quanto mais produto tiver para esfumar, mais fácil e melhor efeito terá o esfumado na tonalidade preta. 

Usando um pincel mais macio, esfume a pálpebra com movimentos circulares e varie a quantidade de pressão aplicada. “Esse é o truque do esfumado: pressão no pincel”, diz a blogueira. Use pouca pressão nos lugares que é para ser mais claro, e mais pressão onde você precisa dissolver a cobertura do lápis. 

Depois, finalize com uma sombra opaca preta para selar o lápis e ele não escorrer intensificar ainda mais o preto na pálpebra móvel e suavizar o encontro da sombra preta com a marrom para não ficar nenhuma marcação. E, o grande truque para não ter a sensação de que os olhos ficaram mais fechados é dar uma iluminada no cantinho interno. 

Outras dicas para olho negro:

> Use sempre um lápis preto ou delineador em gel como base (na pálpebra móvel, mas principalmente no contorno de baixo) e depois sele com sombra preta. Isso evitará que a cor escorra. 

> Outra dica é fazer a maquiagem do olho primeiro e só depois fazer a pele (com base, corretivo e pó). Assim, você corrige possíveis borrões e remove qualquer tonalidade escura que tenha manchado as maçãs do rosto, além de garantir o contorno exato que deseja ao olho.

> Evite um erro muito comum: aplicar muita força ao esfumar na parte debaixo do olho e ganhar aparência de olheira. O ideal é deixar bem escuro rente aos cílios e, depois, esfumar com muita delicadeza, para a sombra ir suavizando.

Assista ao tutorial de Bruna Tavares:

Minimize: Como diminuir olhos grandes com maquiagem