Você sabia que a radiação UVA penetra profundamente na pele, mas não costuma ter sua intensidade alterada conforme as estações do ano ou altitude? Ela é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento das células. No entanto, são os raios UVB os causadores das queimaduras de sol, que causam vermelhidão e se intensificam mais conforme estação e altitude, ganhando força no verão, em especial entre as 10h e 15h. O UVB que está diretamente relacionado ao desenvolvimento de câncer de pele.
O que é fotoenvelhecimento?
O envelhecimento da pele devido aos efeitos dos raios solares, especialmente os ultravioletas, pode significar formação precoce de rugas, manchas, mudança na textura da pele, angiogenese – que é a formação de novos vasinhos, e flacidez. De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, com a radiação, as manchas conhecidas como melasma também podem piorar. Além disso, a radiação ainda aumenta o risco de lesões cancerígenas na pele.
Passo a passo para proteção
- Para evitar danos, é necessário aplicar duas colheres de chá de protetor solar no rosto 30 minutos antes de sair para o sol;
- Evite a fotoexposição das 10 da manhã às quatro da tarde (nesse horário, prefira a sombra).
- Reaplique o filtro solar de duas em duas horas quando estiver em ambiente aberto e de quatro em quatro horas em ambientes fechados que também expõem sua pele à radiação através da iluminação artificial.
Para combater as linhas de expressão
- 4 máscaras caseiras contra rugas que fazem milagres
- Truques caseiros para a pele do rosto ficar radiante
- Aprenda a fazer automassagem no rosto que reduz rugas