Pés de anjo > Pedicure

Entretanto, de todos os temas o mais polêmico é a pedicure. Os especialistas listam os cuidados que se devem tomar ao ir ao salão. A primeira é com a esterilização do material, que pode ser transmissor de graves doenças como a hepatite e a aids. “Aquelas estufas usadas não são suficientes, é preciso deixar pelo menos uma hora para que tudo fique esterilizado e não é isso que acontece. É preciso de uma máquina mais potente – a autoclave”, explica Luiz Pedreira. “Essa esterilização breve mata apenas o HIV, que é um vírus frágil quando está fora do organismo, mas o da hepatite não, é preciso mais tempo”, complementa Carlos Furtado. É preferível o uso de material descartável ou, então, levar o próprio kit de casa.

Depois da atenção ao material é preciso tomar cuidado com a cutícula. Elas formam uma barreira contra a entrada de bactérias no corpo, portanto basta apenas empurrá-la e não tirá-la. Não se deve também cortar os cantos das unhas pois há o risco de encravá-las e ferir a pele. O corte deve acompanhar o crescimento das unhas e ser sempre reto. Ah, e não tente desencravá-la sem a ajuda de um podólogo. Nessas horas, um especialista é fundamental para corrigir o problema. Previna-se, evitando usar sapatos apertados ou com bico fino.

Muitas mulheres costumam lixar a sola dos pés para deixá-los macios. Mas, quanto mais é lixada, a pele, para se proteger, mais fica grossa. Os calos e algumas bolhas surgem da fricção com o sapato e a pele que, numa reação, torna-se mais áspera para suportar este atrito. Evite isso trocando sempre os sapatos. O uso de saltos pode proporcionar esse engrossamento na planta do pé. Neste caso, tente usar saltos anabela e plataforma para não forçar tanto a ponta do pé.

Diabéticos

Quem precisa dispensar cuidados especiais com os pés são os diabéticos, já que a doença pode provocar alteração de sensibilidade. Muitas vezes, algumas feridas passam despercebidas e, depois, o tratamento se torna bem mais complicado. As dicas são da dermatologista Ana Luiza Peres: “Observe diariamente seus pés, verificando a existência de calos e bolhas. Se for necessário, peça ajuda a alguém. Nunca deixe as unhas muito curtas, nem retire cutículas. Não ponha o seu pé de molho e procure usar sapatos fechados e macios com meias de algodão sem elástico”, enumera a dermatologista.

Pise bonito

Para que você tenha pés de anjo, anote algumas dicas que o podoterapeuta Luiz Pedreira listou especialmente para o Bolsa de Mulher.

Para relaxar: Massageie toda a planta do pé, com pressão leve, usando os dois polegares. Dê pancadinhas sob o calcanhar, gire o pé para um lado e para o outro, separe e puxe cada dedo. Pegar uma bolinha de tênis e girá-la sob cada pé enquanto assiste televisão, por exemplo, é também um ótimo exercício.

Para hidratar: Nada pior que um pé cheio de rachaduras, né? Pele seca pede uma hidratação reforçada. Uma vez por semana, após lavar e secar bem os pés, aplique um esfoliante, para remover as células mortas. Depois passe um hidratante, de preferência à base de uréia e óleo de gergelim. Para aumentar a absorção do creme, envolva os pés com uma toalha quente e deixe agir por 15 minutos.

Cuidado com os sapatos: Prefira os sapatos com saltos de 2cm ou 3cm, leves, macios e com solado flexível. Use meias de algodão e, ao chegar em casa, descanse os pés. Coloque-os em uma bacia de água quente por 5 minutos. Passe-os para outra de água fria, por 30 segundos. Repita a imersão três vezes.