O que é certo ou errado fazer quando o assunto é pele e cabelos? Desvendando alguns mitos, você verá que certos fatos considerados como “crimes” de beleza, na verdade, são inofensivos…
Pode-se puxar pedacinhos de cutícula que levantam no canto das unhas?
Pode não ocorrer nada em especial, mas a maioria das pessoas vai ficando com região sensível e irregular, propensa a inflamações que se traduzem como pele inchada, áspera, avermelhada e sensível na região. O maior problema é que nunca a cutícula cresce uniformemente, levando algum tempo para fazê-la crescer de modo uniforme para retirá-la com perfeição. Use um creme que contenha uréia e acido glicólico para afiná-las.
Dormir com o cabelo molhado prejudica os cabelos?
Não é prejudicial. Ao contrário do que reza a lenda, a raiz não apodrece, nem fica “molhada”. Pode-se lavar tranqüilamente os cabelos antes de dormir, sim.
Mexer nos pêlos encravados deixa marcas?
Bolinhas vermelhas e inflamadas, crostas que demoram a sair, marcas cor de vinho-escuras ou castanhas que persistem meses é o que se consegue manipulando pêlos encravados, a não ser que se tenha grande habilidade e ótima vista.
É melhor passar bucha vegetal e creme esfoliante com ácido salicílico e uréia para facilitar o desencravamento
Banhos muito quentes ressecam a pele?
Ressecam a pele, é verdade, mas são uma delícia e um grande consolo para quando se chega exausta no fim do dia. Eu não proíbo ninguém de tomá-los, desde que se hidrate convenientemente a pele depois, com hidratantes à base de uréia e silicone. Os banhos quentes relaxam, ativam a circulação, devolvem temporariamente o viço, um bonito rubor às faces e afina a pele grossa dos pés, joelhos e cotovelos.
Bronzeamento artificial é prejudicial à pele?
Se for feito obsessivamente, compulsivamente, com muita freqüência, causará os mesmos danos que a luz solar em excesso: envelhecimento precoce com manchas brancas e escuras, perda de elasticidade, rugas, ressecamento, pequenos vasos arrebentados na superfície da pele, lesões pré-cancerosas e câncer de pele.
Se for feito com bom senso, pode ser muito útil preparando a pele clara demais para uma temporada de férias na praia, por exemplo. É indispensável no tratamento da psoríase, sendo recomendada também para crianças e adultos com eczema alérgico, e outras doenças como vitiligo, alopecia areata (pelada), dermatites. A virtude está no equilíbrio, como tudo na vida…
Pode-se usar calcinha de elástico apertado?
Se usada por longo tempo pode desencadear o aparecimento daqueles nódulos inchados e doloridos na virilha que envolvem também os pêlos encravados.
Dermatites e micoses também podem surgir, além de marcas escuras persistentes nos locais onde o elástico aperta mais.
O que acontece quando se usam cremes não indicados para o seu tipo de pele?
A situação mais freqüente consiste no uso de cremes consistentes demais, gordurosos, oleosos usados por alguém de pele normal ou mista. Surgem então cravos, espinhas, poros dilatados, aspecto grosseiro e pouco refinado na pele que aparenta estar “cansada” e “desidratada”, mas, na verdade, está obstruída, afogando-se em cremes e sabonetes “hidratantes”. Nessas horas, o melhor é desobstruir a pele com sabonetes mais potentes e loções cremosas oil free à base de ácidos (glicólico, ácidos de frutas, ácido retinóico).
Quais são os malefícios causados ao usarmos sapatos apertados?
Em poucas horas surgem bolhas. Em alguns dias, calos, pele áspera, dores localizadas e placas endurecidas na planta dos pés. Depois de algum tempo as unhas, especialmente do dedão, tornam-se amareladas e descoladas se o sapato é de bico fino apertado – são as micoses que se instalam nas unhas devido ao traumatismo dos sapatos. Isto pode evoluir para o encravamento das unhas.
Com o tempo, os pés podem apresentar certa deformação com dedos tortos, joanetes, calosidades.
Cortar as unhas com os cantos arredondados causa problemas aos pés?
Surpresa! Ao contrário do que muitos pedicuros dizem, não há problema, desde que se corte as unhas com cuidado. As unhas podem encravar quando se tornam grossas, espessadas, geralmente devido à instalação de micose (fungos). Assim sendo, os cantos espessados penetram na pele dos cantos das unhas, originando dor e inflamação. É melhor aparar os cantos do que deixá-las encravar na pele…
Pode-se tirar as sobrancelhas em excesso?
Crime! É importante ter em mente que pêlos retirados constantemente podem nunca mais voltar a nascer! De fato, esta é uma queixa freqüente nos consultórios dermatológicos: mulheres com mais de 35 anos querendo de volta suas sobrancelhas do passado, para sempre perdidas. Por isso, não se deixe levar por modismos, moldando sobrancelhas ao momento fashion, pois na próxima estação, elas poderão estar fora de moda, out, sem condições de conserto no futuro!
O melhor é jamais deixá-las finas demais. Retire com cuidado somente o que exceder muito a linha principal na parte inferior.
Nunca tire os pêlos da parte superior: se elas são desordenadas, penteie-as e molde-as com rímel incolor ou gel.
O que acontece quando esquecemos o filtro solar para mãos, colo e braços?
Crime gravíssimo! O envelhecimento precoce, pele grossa e áspera, mãos parecendo muito ressecadas virão assombrar bem cedo, por volta dos 30 anos, quem se esquece do filtro. Cuidado. Aproveite para passar o hidratante com filtro também no pescoço e mãos no dia-a-dia. Quem dirige muito deve levar um filtro solar no porta-luvas e aplicar um pouco no dorso das mãos antes de enfrentar os engarrafamentos.
É preciso aparar as pontas dos cabelos?
Mito!!! Não é preciso aparar constantemente as pontas dos cabelos para que eles cresçam fortes. A raiz “não sabe” o que está acontecendo nas pontas, pois cabelo não é planta, ou seja, não precisa de poda! Todo cabelo longo, pelo simples pentear do dia-a-dia, acaba ficando mesmo com pontas duplas após dois ou três meses, especialmente se for cabelo que sofreu reflexos e alisamento. Mas isso não significa ter obrigatoriamente que cortá-los, a não ser que se deseje manter o corte, ou o aspecto esteja incomodando. Para não ter que discutir com o cabeleireiro, diga que fez promessa…