Alterações hormonais de estrogênio e progesterona, uso de anticoncepcionais, exposição ao sol e fatores genéticos podem provocar sinais indesejáveis na pele, como o melasma, um distúrbio de pigmentação responsável por causar manchas escuras na pele.
Leia também:
Receita caseira para clarear manchas de melasma: peeling de mamão
Mancha escura no buço: descubra como prevenir e tratar o melasma
O que é melasma, sintomas e tratamento
O melasma se apresenta como manchas quase sempre simétricas nas áreas foto expostas do rosto, principalmente no lábio superior, mento, região frontal e malar, podendo também aparecer nos braços e colo. Se você sofre com a condição, saiba que pode apostar em um remédio caseiro indicado pela nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.
Em seu perfil no Instagram, a especialista afirma que a romã é um dos melhores remédios naturais para combater o problema, já que é rica em ácido elágico, que além de atuar como antioxidante agindo contra o estresse oxidativo e os danos causados pelos raios UV, ainda inibe a enzima de produção da melanina, substância que pigmenta a pele e inibe a proliferação de melanócitos.
Patricia indica o uso da fruta para uma receita simples de suco contra melasma que pode ajudar no tratamento dermatológico. Para preparar a bebida, basta misturar 200 ml de chá verde feito da erva com 1 romã, 4 morangos orgânicos e 1 anis estrelado. Além do suchá natural, você ainda pode consultar um dermatologista e pedir informações específicas sobre seu caso e conhecer 14 produtos incríveis que ajudam a combater o melasma.
Vídeo ensina como manter sua pele sempre jovem e bonita:
[bolsatv pele-jovem-e-bonita]