Médico explica o motivo por trás do surgimento dessas marquinhas e porque não adiante removê-las
Você vive incomodada com aqueles pontinhos escuros no nariz e sente que nada resolve? Talvez a questão não esteja na sua pele, mas no tipo de tratamento que você vem usando. Isso porque, diferente do que muita gente pensa, eles não são cravos, mas sim filamentos sebáceos. Entenda melhor a seguir.
O que são os pontinhos pretos no nariz?

Em um vídeo publicado no Instagram, o dermatologista dr. Ivan Silva explicou que esses pontinhos fazem parte do funcionamento normal da pele. Formado por sebo e restos de células, eles são conduzidos pelo poro até a superfície da pele com a função de lubrificar e manter a barreira de proteção da pele funcionando.
A formação desses pontinhos, contudo, não se limita ao nariz, mas à testa e ao queixo, a chamada zona T, por nessa área existir mais glândulas sebáceas. Sobre a coloração, o especialista explica que nada mais é do que a gordura em contato com o ar. “Não é sujeira, é oxidação”, completa. O cravo, por sua vez, costuma ser mais inchado, causa inflamação e tem um tampão que obstrui a saída do poro.
Como tratar
Por ser algo natural da pele, não há como acabar por completo, mas amenizar. A sugestão é apostar em uma combinação de cuidados com:
- limpeza (cleasing oil, ácido salicílico, enxofre, ácido glicólico);
- hidratantes: ajudam a diminuir a aparência do poro;
- retinoides: regulam a queratinização do folículo, diminuindo o acúmulo de sebo e células no poro.
No entanto, se a ideia é acabar com eles, só mesmo usando filtros do Instagram ou maquiagem, explica o médico.





