Muitas mulheres morrem de vergonha de tocar no assunto, mesmo com sua cabeleireira de confiança. Mas o aparecimento de pêlos brancos na região mais íntima feminina (vulva e virilha) pode constranger muito, prejudicar a naturalidade com que uma mulher age com um homem, ou mesmo com que troca de roupa na frente de amigas…
Quando os primeiros fios brancos surgem, às vezes precocemente, aos 40 anos, há muitas dúvidas quanto ao que fazer. Se for apenas um ou outro pelinho, pode-se arrancá-lo ou cortá-lo e pronto! Mas se já há vários, e se estão incomodando, o ideal é mesmo tingi-los e com tintura permanente, que dura mais e pega melhor nos pêlos brancos. Já que é um procedimento trabalhoso, o melhor é usar o método mais eficiente de uma vez.
Em casos de alguma irritação na pele, os dermatologistas recomendam uso de creme de corticóides por um ou dois dias
Os cabeleireiros são freqüentemente solicitados a realizar a “tintura íntima”, que é como muitos chamam o ato de tingir os pêlos dessa região delicada e especial. Normalmente, eles usam a mesma tintura que costumam usar para os cabelos, mas com água oxigenada em torno de 10 volumes, para que a tintura se aprofunde e pegue bem nos resistentes fios brancos. Com este volume de água oxigenada, a tintura tende a ficar mais escura nos pêlos pubianos em comparação à tonalidade usada nos cabelos, especialmente nas nuances alouradas (água oxigenada de 20 ou 30 volumes clareiam mais os fios, mas demoram mais para pegar nos brancos). Deixa-se em torno de 30 minutos e retira-se com toalhas molhadas ou pede-se para lavar a região num bidê.
Quando a mulher já costuma tingir os cabelos, não é necessário teste, apenas o cuidado de proteger com vaselina ou creme os pequenos lábios e dobrinhas, para que não haja irritação. Se há suspeitas de alergia pela presença de antecedentes como dermatite de contacto, forte alergia à lã, bijuterias ou esparadrapo, pode-se fazer um teste numa pequena área, antes de realizar a tintura por inteiro. A tintura íntima resiste bem em torno de 20 a 30 dias e não há nenhuma restrição ao uso de sabonetes e outros produtos após o processo.
Para quem for fazer a tintura em casa sozinha, deve-se tomar cuidado de reservar um horário só seu, de portas fechadas, para que ninguém interrompa. Isto porque o correto é aplicar o produto e permanecer por algum tempo sentada calmamente, para que a tinta não escorra pelas pernas e atinja zonas indesejadas e sensíveis.
Proteja as dobrinhas, a entrada da vagina e o centro da região genital com vaselina ou creme hidratante mais gorduroso. Prepare o produto conforme instruções usando água oxigenada a 10 volumes. Pode-se usar 20 ou 30 volumes quando se deseja um tom alourado claro, mas neste caso, é necessário maior tempo de permanência da tintura para que os fios brancos se tornem louros. Aplica-se uma quantidade moderada da tintura – cuidado, não se deve encharcar de tinta, para que esta se restrinja mais aos pêlos propriamente ditos e a pele não fique em tão grande contato com o produto. Conta-se o tempo, cerca de 30 minutos, retira-se com panos molhados ou melhor ainda, lava-se a região com sabonete ou xampu.
Em casos de alguma irritação na pele, os dermatologistas recomendam uso de creme de corticóides por um ou dois dias.
Há quem prefira depilar com cera ou lâmina, como uma alternativa para não ter que recorrer à tintura. É válido, mas requer cuidado e habilidade.
Outras opções como os xampus tonalizantes temporários ou henna dão o mesmo trabalho e sua eficácia e permanência é bem menor.