Muita gente não usa hidratante junto com perfume, pois acha que os aromas podem se confundir. Por esse motivo, a especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta, explica os motivos para usá-los e qual o truque para não ficar em um carnaval de odores na pele.
Como fazer o perfume durar mais
A especialista explica que a durabilidade de um aroma está relacionada à concentração de notas de fundo que, diferentes das notas de saída, demoram mais a evaporar. Para que um perfume seja de efeito prolongado, você pode ficar atenta à concentração da essência do perfume. Ela varia de acordo com a denominação e, quanto mais simples a matéria-prima, menos tende a durar.
Uma “eau de parfum”, por exemplo, o perfume mais forte e, por consequência, o mais caro também, tem concentração de 20 a 40% da essência, já a “eau de toilette”, o segundo na escala de concentração de essência, tem entre 8% e 17%. Depois vem “eau de cologne”, a famosa água de colônia, que costuma ter um aroma fresco e essência de 5% a 8%, e body splash, conhecidas como “água de banho”, tem concentração entre 2% e 4%.

Para as versões em menor concentração de essência, o uso de hidratante ajuda a formar uma camada de proteção na pele que impede a perda de água e segura o aroma do perfume por mais tempo. Porém, é importante que os cheiros do hidratante e do perfume não se misturem. “Uma alternativa é usar produtos da mesma linha, que concentram as mesmas essências e não causam conflito”, sugere a especialista.
Para se perfumar
- 15 perfume que as famosas usam: Conheça as marcas e aromas
- 19 truques para fazer o perfume render muito mais: Confira quais
- 8 melhores áreas do corpo para passar perfume e o cheiro durar