Entenda o significado do look de Doja Cat que roubou a cena na Semana de Moda de Paris

por | jan 23, 2023 | Moda

Dona de um estilo bastante irreverente, Doja Cat atraiu todos os flashes ao chegar ao desfile da marca Schiaparelli na Semana de Moda de Paris.

O motivo foi a produção escolhida para a cantora, que trazia 30 mil cristais colados em seu corpo para compor o look vermelho dos pés a cabeça.

Look de Doja Cat na Semana de Moda de Paris

Doja Cat chegou ao evento usando uma produção totalmente vermelha, usando um vestido tomara que caia midi com a parte de cima feita em tecido liso e a saia cheia de aplicações de bolinhas.

Apesar de já chamar atenção por estar com a mesma cor dos pés à cabeça, o que realmente se destacou foram os 30 mil cristais Swarovski aplicados um a um à mão em sua pele, cobrindo totalmente a região dos braços, mãos, colo, costas, pescoço, cabeça e rosto.

Nomeada “ Doja’s Hell” – ou seja, “Inferno de Doja” em tradução –, o look da rapper americana foi criado especialmente para o desfile de Alta-Costura da grife Schiaparelli, cuja inspiração foi o Inferno de Dante, que faz parte d’A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Este clássico da literatura, que trata do conceito de inferno na Idade Média e é também uma reflexão sobre a condição humana, a sociedade e rico em simbologias, influenciou a produção cultural à época e, como mostra a Schiaparelli, segue influenciando até hoje.

O traje em questão seria, portanto, uma leitura de Doja sobre a obra de Alighieri e é possível que remeta a alguma visão ou chaga tenebrosa presente na obra, como as “picadas de vespas” ( “[…]picadas de enxames de vespas que as feriam em todo o corpo. O sangue escorria, junto com as lágrimas até os pés […]”).

Além dela, outros famosos vestiram trajes que fazem à referência à obra. A empresária Kylie Jenner, por exemplo, usou um vestido com uma imensa cabeça de leão (de mentira), fazendo referência ao animal que estava à porta do Inferno no poema, além da loba e da pantera. Há quem leia a simbologia do leão como inveja e soberba.

O resultado conquistado pela cantora deu bastante trabalho para a equipe responsável pela produção. Prova disso foi um post feito no Instagram pela maquiadora responsável pela criação, Pat McGrath, no qual ela revela ter passado com sua equipe quase cinco horas colocando os cristais, um a um, no corpo da artista.

“Foi uma honra colaborar com os incrivelmente talentosos Daniel Roseberry e Doja Cat no ‘Doja’s Hell, look para o desfile de Alta-Costura da Schiaparelli. A paciência e o comprometimento de Doja durante as quatro horas e 58 minutos que levamos para criarmos o look, meu time e eu, com mais de 30.000 cristais aplicados à mão, foi muito inspiradora”, escreveu a profissional em um post feito no Instagram.

“O produto final foi uma inspiradora e hipnotizante obra-prima e um tributo ao trabalho duro e dedicação de Doja Cat”, completou ela.

Looks das famosas