As alianças de ouro branco estão na moda. Mas, como a escolha das alianças é algo para a vida toda (ou pelo menos para uns bons anos!), não se pode deixar levar apenas pelas tendências do momento.
Se você está em dúvida entre uma aliança de ouro branco ou amarelo, confira os prós e contras de cada uma:
– Leve em conta qual cor de joia você costuma usar mais. Se você não usa dourado de jeito nenhum no dia a dia, pode não se acostumar com uma aliança dourada. A opinião do noivo, claro, também deve contar. Se ele prefere uma aliança dourada e você, uma prateada (ou vice-versa), vale conversar para chegar a um acordo ou escolher uma aliança bicolor.
– Alianças de ouro branco são mais modernas e discretas, porém podem não parecer alianças de casamento – mas sim meros anéis de compromisso, como os que os namorados usam na mão direita. Se vocês são um casal tradicional e querem que o mundo saiba o seu estado civil, melhor ir pelo caminho mais convencional. A aliança dourada tem mais “cara de casamento”.
– O ouro branco não existe na natureza. Ele nada mais é do que o ouro amarelo após um tratamento químico e um banho de ródio, responsável por dar o aspecto brilhante à peça. Com o tempo, o contato com água, cremes e produtos de limpeza podem ir eliminando a camada de ródio da aliança, fazendo com que ela fique mais escura. Nada que um novo banho de ródio não resolva, mas vale levar tal fator em consideração.