Normalmente, após as grandes semanas de moda, como Nova York, Milão e Paris, muitas tendências começam a ser analisadas e apresentadas nos looks das celebridades, além de serem incorporadas no dia a dia das pessoas ‘normais’. Agora, nas coleções de Verão 2023, o público ‘normal’ se apegou a uma específica proposta de alguns estilistas, a da roupa amassada.
A roupa amassada ganhou o coração de alguns brasileiros
Sim, tecidos amassados em vestidos, camisetas e até na alfaiataria foram os destaques das apresentações de algumas grifes, como Versace, Dior, Undercover, Prada, e JW Anderson. As roupas ‘não lisinhas’ viralizaram nas redes sociais e, claro, ganharam diversos comentários engraçados dos internautas brasileiros. Confira os melhores:
o universitário que mora sozinho agradede https://t.co/3u2fgeX3vN
— 𝕷𝖚𝖓𝖆𝖙𝖎𝖈𝖆 (@luaanasiqueiraa) September 29, 2022
Eu apoio essa trend há 22 anos e finalmente a roupa amassada vai ser aceita socialmente https://t.co/9q5SXICvDJ
— Bell (@bellmmartinez) September 29, 2022
finalmente chegou meu momento de brilhar https://t.co/shno4i1HnB
— luca guadagnini (@lucadagnini) September 29, 2022
O avanço da imperfeição dentro das passarelas atuais
Apesar das discussões engraçadas dos internautas, essa tendência traz um conceito muito importante, que é o da imperfeição. Para alguns especialistas do assunto, as imperfeições apresentadas, indo além do amassado, com recortes, texturas rasgadas e estampas com certas falhas na imagem; fazem parte de um movimento que tenta substituir a ‘Era do Moletom’ e dos looks exagerados para festas.
A crítica de moda Vanessa Friedman, do jornal americano The New York Times, ressaltou o conceito de Wabi-Sabi, que representa uma abordagem japonesa da estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. “Depois da explosão de roupas confortáveis durante o isolamento, por conta da Covid-19, e a resposta posterior, com os looks de festa, cheios de tudo, a beleza da imperfeição se apresenta. Talvez, pode ser, na verdade, a expressão de moda mais potente até agora do que todo mundo tem”, escreveu a especialista. Veja algumas coleções apresentadas dentro desse conceito!
https://www.instagram.com/p/CjFXLW4OnNw/
https://www.instagram.com/p/Cin12fPr7DA/
https://www.instagram.com/p/CjBWfkvsYgZ/