Vestido de noiva para casamento gay: como escolher traje para união homoafetiva

Com a aprovação da  união homoafetiva, surgiu uma nova dúvida para as noivas: o que usar na cerimônia Na novela “Em Família”, o casamento de Clara e Marina chamou a atenção pelos vestidos iguais usados pelas personagens de Giovanna Antonelli e Tainá Müller. Mas, na vida real, será que essa é uma boa escolha? “Na novela, as duas são lindas, sofisticadas e vestidos com design limpo ficaram ótimos. Gosto da ideia de um vestido ter harmonia com o outro. Mas a  escolha do vestido de noiva deve seguir a personalidade de cada uma delas”, diz a estilista Sonia Soneghet.

Leia também:

Romance entre mulheres, como o de Marina e Clara, na novela, também acontecem na vida real

O que fazer quando a amizade vira amor?

Vestido de noiva de cada signo: o que priorizar na hora da escolha

Combinação dos trajes de cada noiva irá depender do gosto pessoal delas (Crédito: Thinkstock)

Segundo ela, os casais de noivas podem optar por dois vestidos, um com toda pompa dos vestidos tradicionais branco e outro mais básico, seguindo a linha minimalista ou dois vestidos iguais. Já outras optam por se vestirem uma de traje masculino e a outra com o tradicional branco. Também há casos de que o casal escolhe o terno como opção para as duas.

O traje do grande dia irá depender, é claro, do gosto pessoal de cada pessoa e de uma combinação entre elas. O mais importante é que as duas se sintam à vontade com o que estão vestindo. Mas algumas dicas podem ajudar na hora de decidir o  melhor vestido para o casamento.

Como escolher vestido de noiva para casamento homossexual

Clara e Marina optaram por vestidos iguais na cerimônia (Crédito: Rede Globo)

O vestido para quem vai se casar durante o dia pode ser curto ou longo. Os curtos são mais indicados quando a cerimônia é somente no civil. Mas tudo vai depender do local e do estilo da celebração. No geral, os vestidos leves ficam ótimos. “Nada de materiais rígidos ou vestidos muito formais. E nada de brilhos, por favor! O horário sugere uma cerimônia com um ar de informalidade e o vestido obviamente deverá estar de acordo. Quanto menos volume, melhor”, diz.

Já para os casamentos noturnos, há mais opções. Mas manter a coerência é fundamental. “Vestidos volumosos, grandes caudas e/ou véus combinam com igrejas imponentes e festas de grande porte”.

Para as noivas que optam por um casamento inimista, com número de convidados restrito, o despojamento pode ser um luxo e o requinte estará nos detalhes do vestido e da festa. “O que não pode nunca são os exageros pois são sempre deselegantes”, afirma.

Detalhes do decote nas costas do vestido (Crédito: GShow)

Vestidos para noivas gordinhas e magrinhas

O tipo físico de cada noiva também não pode ser esquecido na hora de escolher um vestido. As que têm uma boa altura e são magrinhas geralmente ficam com opções mais variadas. “Mas não esqueçam que menos é mais”, lembra.

Caso a noiva seja uma pouco mais cheinha, o conselho da estilista é não usar saias volumosas ou nada que marque demais as formas do corpo. “Use o bom senso. Este tipo de coisa não vai ficar bacana em você. Tenho a certeza de que você tem muitas qualidades. Explore as que deixaram seu amor apaixonado por você”, sugere.

Além do branco, que é tradicional e clássico, a extinta aposta também nos tons nudez e pele. “Fica chiquérrimo”, diz. Outra dica é usar um  vestido de noiva colorido, que também fica bacana.