As relações pessoais no ambiente de trabalho nem sempre são simples ou positivas. Enquanto alguns colegas se transformam em verdadeiros bons amigos por causa da afinidade, outros são mantidos à distância por falta de empatia ou mesmo por sempre arrumarem problemas.
Depois de ser muito aguardado por bastante gente, o ano de 2017 finalmente chegou e com ele muitos pedidos e promessas para que seja melhor do que 2016.
De acordo com o Relatório de Trabalho Empresarial dos EUA, Workfront, a quantidade de tempo que os funcionários gastam realmente trabalhando durante uma jornada de trabalho é bem menos da metade do expediente diário (que tem, geralmente, oito horas). Segundo o relatório, apenas cerca de 39% de um dia de trabalho é produtivo. Os motivos de distração são as reuniões improdutivas, tarefas administrativas desnecessárias e leitura de e-mails. A troca de correspondência, inclusive, toma um tempo enorme da jornada de trabalho: 16%.
Amizade à parte, quando você está no ambiente de trabalho, o seu foco deve ser... o trabalho! Não deixe suas tarefas de lado para ficar em conversas paralelas, falando mal do chefe e de outros funcionários ou dando em cima do colega. O ambiente exige respeito e maturidade, afinal, você é pago pela sua produção intelectual. "Minha relação com muitos pacientes se aproxima da amizade, mas eles não me pagam para tomar um chope. Minha tarefa é ajudá-los o máximo possível, e não tornar a terapia uma sessão de conversa de bar", afirma o psicólogo Antonio Carlos.
Intrigas, parcerias, veneno, companheirismo, competição. Existe de tudo no ambiente de trabalho. Mas será que há espaço para a amizade verdadeira? Quantos colegas podem ser chamados de amigos? Se contou apenas um, não se desespere. Na contramão de quem não vive sem "fazer uma social", há quem prefira não misturar as estações. Ou pior: existem aqueles que se aproveitam do ombro alheio para usá-lo de trampolim para um posto mais elevado na hierarquia da empresa. Em meio à polêmica, um fato é certo: as relações no ambiente de trabalho são delicadas e requerem muito cuidado.
Vivemos em um mundo cada vez mais caótico, que, muitas vezes, nos exige mais do que conseguimos entregar. Além da dificuldade em cumprir as metas e as consequências que isso acarreta por si só, esta característica da vida moderna acaba por colocar nosso corpo e mente em um constante estado de alerta, provocando inúmeros prejuízos. Estresse, ansiedade, nervosismo e insegurança são alguns deles.
Muitas pessoas gostam de chegar ao escritório pela manhã, pegar um café, navegar pelas principais notícias do dia, colocar o papo em dia com os colegas e só então começar, de fato, a trabalhar. No entanto, essa procrastinação matutina pode comprometer a produtividade do dia inteiro. Começar o dia com gás total não só irá te deixar com o humor melhor, mas também irá tornar seu desempenho muito mais eficiente.
A constante perda de foco durante o expediente não prejudica apenas a sua produtividade, mas também a saúde. Pessoas que são desorganizadas e procrastinadoras costumam acumular, além de trabalho, mais estresse e ansiedade do que aquelas que se planejam para realizar tarefas dentro do prazo, sem correria.
Apesar de ser um hábito saudável, acordar cedo é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Ter que abandonar o conforto da cama para encarar o dia é um dever que provoca mau humor matinal e falta de disposição.
Às vezes bate aquela preguiça de organizar o quarto ou até mesmo a rotina. Segundo a Cintia Seabra, psicóloga e coah, o que muitas pessoas não percebem é que a desorganização rouba as energias e cansa muito mais.
Nas rotinas sobrecarregadas de hoje dia, em muitos momentos, é comum a sensação de que você não tem o controle do seu tempo entre tudo que é idealizado, e realmente posto em prática na vida. Então, nada melhor do que algumas dicas para retomar o controle e se colocar de volta no assento do motorista de sua vida. É preciso focar e trabalhar de um jeito mais eficiente, mas não por mais tempo.
Estudos mostram que o sono faz mais do que descansar, ele pode ser decisivo para melhorar sua criatividade. A ciência tem demonstrado que dormir bem pode não apenas influenciar positivamente para o sucesso, mas que sua falta é responsável por muito mais do que um humor insuportável.
Trabalhar em casa nem sempre é uma fácil. É preciso estabelecer alguns combinados com toda a família, ou moradores da casa, e até consigo mesma para conseguir dar conta de produzir. Num ambiente mais íntimo e pessoal, ter horas de trabalho realmente produtivas é a grande questão para quem tem um home office.
Produtividade também significa saber priorizar aquilo que é mais importante. Para isso, organizar a mesa do escritório é fundamental. Manter um ambiente de trabalho limpo traz vários benefícios. Com tudo no seu devido local, fica mais fácil manter o foco naquilo que é realmente importante.
No ritmo acelerado em que vivemos hoje, parece quase impossível realizar todas as tarefas que temos programadas para o dia. A sensação é de que 24 horas não são suficientes. No entanto, será esse mesmo o problema? O que nos falta realmente é tempo – ou é organização?