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Como fazer pausas de 5 minutos e ser até mais produtiva? Conheça o Método Pomodoro

Técnica de gestão do tempo foi criada nos anos 1980 e pode te ajudar a ter mais foco nos estudos ou trabalho
Publicado 27 Abr 2022 – 03:05 PM EDT | Atualizado 27 Abr 2022 – 03:48 PM EDT
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Cronômetro marcando cinco minutos Crédito: Devenorr/iStock

Produtividade é algo muito procurado pelas pessoas seja para trabalhar ou estudar. No entanto, com tantos estímulos na palma da mão, está cada dia mais difícil conseguir se manter no foco.

Uma técnica italiana, contudo, pode ajudar. Nomeada método pomodoro, essa prática pode auxiliar a cumprir metas mais facilmente. Veja como aplicá-la.

O que é o método pomodoro?


Criado nos anos 1980 pelo italiano Francisco Cirillo, o método pomodoro nada mais é do que uma técnica de gestão de tempo e pode ser aplicada em diversas áreas da vida. Sua divulgação, inicialmente, foi feita em um livro que ensinava um pouco de como aplicar as dicas.

O pomodoro em questão representa uma faixa de duas horas de foco, que será dividida em espaços de trabalho e pausa. Além disso, a palavra significa "tomate" em italiano e faz alusão ao despertador de cozinha usado por Cirillo em formato da fruta quando criou a técnica.

Para iniciar o método, você precisará separar duas horas do dia, além de um despertador e uma folha de papel. Cada meia hora deve ser de trabalho e 5min de descanso.

Para facilitar, é indicado que você escreva o que fará nos momentos ativos, para que não perca tempo com isso.

Como aplicar?


Com tudo pronto, ative o timer para realizar a primeira tarefa e, ao final dos 25 minutos, pare o que está fazendo mesmo que não tenha terminado. É nesse momento que você deve iniciar o seu descanso.

O período de pausa, aliás, é muito importante para o método pomodoro. É importante que você possa fazer atividades que não demandem mentalmente e sirvam para relaxar.

Outro detalhe que deve ser levado em consideração quando se aplica essa técnica são as interrupções. Sejam pensamentos, alertas do celular ou outros estímulos externos, eles podem ser anotados para que você perceba o que mais te atrapalhou ou não durante as tarefas.

Quando terminar as duas horas, você poderá descansar por mais 30 minutos como recompensa, caso queira começar um novo ciclo.

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